Comunicação-Notícias

Sindifisco, 18/04/2018

Movimento “Reforma Tributária solidária” lançará manifesto no Congresso Nacional

Fundo-Brasilia-1.jpg

Com o propósito de debater caminhos para o aprimoramento do Sistema Tributário Nacional, a Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) e a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), promovem no próximo dia 25, às 17h, o lançamento das bases do movimento “Reforma Tributária Solidária: Menos Desigualdade, Mais Brasil”.

O evento será realizado no Salão Nobre da Câmara dos Deputados e pretende fomentar o debate em torno de uma proposta de reforma tributária comprometida com a construção de um país justo, democrático e civilizado.

O projeto, encabeçado pelas duas entidades representativas do Fisco, conta com colaboração de mais de 40 pesquisadores e visa apresentar soluções para corrigir as distorções do modelo brasileiro de tributação, percebidas na comparação com países capitalistas relativamente menos desiguais, nos quais o sistema de impostos tem caráter progressivo. 

A proposta, que tem como um dos pilares a redução da desigualdade, pretende também corrigir as iniquidades do sistema de impostos, assegurar fontes de financiamento para a proteção social, recompor as bases de financiamento do Estado, além de restaurar os alicerces do equilíbrio federativo, reforçando a arrecadação e fortalecendo a Administração Tributária.

Além do ato público na Câmara Federal, o Movimento prevê a realização em junho de um Fórum Internacional Tributário, oportunidade em que será lançado um livro contendo discussões comparativas do modelo tributário brasileiro e o internacional; e em agosto a apresentação de um Documento-Proposta aos candidatos à Presidência da República.

IMPRENSA

Entre os dias 16 e 18 de abril, os presidentes Charles Alcantara (Fenafisco) e Floriano Martins de Sá Neto (Anfip), participam de encontros de relacionamento junto a jornalistas de veículos de grande alcance: Folha de São Paulo | o Estado de São Paulo| Valor Econômico| El País e Exame, para apresentar as premissas do projeto.

A estratégia tem como objetivo ampliar os canais de comunicação das entidades com a sociedade e inserir a necessidade de reformulação do modelo tributário no debate nacional, por meio da mídia.