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Sindifisco, 05/04/2013

Unimed Salvador sai do mercado de planos

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Por: Paula Janay Alves

A Unimed Salvador anunciou na noite desta terça-feira, 2, que deixará de oferecer planos de saúde para mais de 27.183 mil beneficiários na Bahia. A interrupção dos serviços ainda não tem data definida.

Em nota divulgada para  a  imprensa, a cooperativa  disse que os  médicos associados continuarão a prestar serviços para empresas, hospitais e clientes diretos. Só os planos de saúde serão suspensos. A Unimed Salvador alegou "dificuldades financeiras que podem colocar em risco a continuidade estável dos serviços de cobertura assistencial".

O anúncio foi feito depois que a Agência Nacional de Saúde (ANS) determinou a portabilidade especial para os clientes da Unimed Salvador, a partir de anteontem. Quem é cliente do   plano tem 60 dias  para trocar de operadora sem ter que cumprir carência ou se submeter à cobertura parcial temporária no  novo plano.

Para ter direito à portabilidade, o cliente deve escolher um plano compatível com o contratado pela Unimed Salvador e solicitar por escrito os serviços à nova operadora. Há um Guia de Planos da ANS online que ajuda o consumidor a descobrir quais planos são compatíveis (http://portabilidade.ans.gov.br/guiadeplanos).

"Se o consumidor não tiver internet,  ele pode  procurar a ANS nos núcleos físicos para atendimento", conta a advogada  do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Joana Cruz.

Depois de feita a solicitação, a resposta deve ser dada em até 20 dias pelo novo plano. Caso a operadora não responda, o cliente deve considerar  o seu pedido aceito, entrar em contato com a operadora e solicitar uma carteira de identificação.

Joana Cruz  diz que a medida da ANS é a penalidade máxima para planos que descumprem suas obrigações com os clientes. A agência  já havia suspendido a venda de novos planos da Unimed Salvador em janeiro deste ano.

O jornalista Hellmut Contreiras contrata a Unimed Salvador  desde 2007 para atender à sua mãe. Ele relata a perda de qualidade no serviço  nos últimos anos. "Muitos médicos que atendiam  deixaram de  atender, sem que as clínicas recomendassem substitutos", disse Contreiras. Com a possibilidade de portabilidade, ele conta que vai estudar as possibilidades para mudar de plano.

O advogado especialista em defesa do consumidor Cândido Sá aconselha que os clientes façam a migração o mais rápido possível. "O cliente deve contatar  a ANS caso o novo plano não atenda ao pedido, e pode até ingressar com uma ação indenizatória contra a Unimed Salvador", afirma  Sá.


Fonte:atarde.uol.com.br