Cândida Oliveira
candidaoliveira@jornaldodiase.com.br
Chegou ao fim a greve dos professores da rede pública de ensino que durou 10 dias. As aulas serão retomadas ainda hoje. A decisão aconteceu em assembleia que aconteceu na tarde de ontem, 13, no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Na ocasião, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Oficial do Estado de Sergipe (Sintese), Ângela Melo, fez uma retrospectiva da audiência de sábado, 8, com o governador em exercício.
Ela também detalhou a proposta do Governo do Estado - apresentada na última terça-feira pelo secretário da Casa Civil, Silvio Santos - para os educadores: criação de comissão para estudo das folhas de pagamento da Educação; discussão do reajuste de 2012 e do passivo de 2012 e 2013; implantação do reajuste do piso de 2013 no mês de setembro; discussão acerca da reestruturação da carreira do magistério; encaminhamento de projeto de lei com reajuste de 7,97% (a partir de setembro) e retirada do projeto que propõe o reajuste de 6,5%.
Segundo a presidente, a proposta foi aceita com perspectiva de discutir o retroativo de 2013 para este ano. No tocante ao calendário de reposição, será definido em cada unidade de ensino. "Nosso compromisso é de que todas as aulas serão repostas", assegurou Ângela.
Durante a assembleia foi definida a comissão que irá discutir as demais reivindicações da categoria. Os cinco representantes fazem parte da direção do Sintese. Por parte do Governo do Estado farão parte a Secretaria da Fazenda, Controladoria Geral do Estado, Procuradoria Geral do Estado, Secretaria da Educação e Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Servidores Gerais - A direção do Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Sintrase) irá oferecer um farto café da manhã hoje, 13, na frente do Palácio dos Despachos aos servidores gerais do Estado.
De acordo com o presidente do sindicato, Waldir Rodrigues, será lá que acontecerá a assembleia que vai definir se a greve dos servidores, que completa hoje 30 dias, termina. "Nos últimos dias trabalhamos na mobilização dos servidores. Graças a esse trabalho virão muitas pessoas do interior do estado", avisou.
Fiscais - Os servidores da Secretária de Estado da Fazenda podem deflagrar greve a partir de hoje, 13. A categoria faz assembleia às 15h, na sede do Sindicato do Fisco do Estado de Sergipe (Sindifisco). Ontem a categoria fez um café da manhã na porta da Sefaz para mobilizar os funcionários.
A pauta da assembleia, segundo o diretor de comunicação do Sindifisco, Alberto Garcez, será a Lei de Organização da Administração Tributária (Loat), incorporação da produtividade e o reajuste salarial. "A Loat visa modernizar a secretaria e nos dar independência administrativa. Mas como não há discussão sobre o assunto, acreditamos que o governo não quer aumentar a receita", frisou.
A direção do sindicato já protocolou oficio solicitando audiência com o secretário da Fazenda, Oliveira Júnior. "A resposta desse encontro está sendo aguardada, esperamos que até amanhã tenhamos alguma novidade para repassar aos colegas", disse Alberto.
Antecipadamente ele avisa que não ajudará ao Governo do Estado usar o mesmo discurso que já fez a outras categorias. "A previdência não é problema, hoje a questão é o aumento da folha de pagamento, que está sobrecarregada de cargos de comissão", denunciou. Alberto também lembra que apenas em maio, a receita do estado cresceu 22% se comparado ao mesmo período de 2012.
Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran) aguardam a reunião com o governador em exercício Jackson Barreto e representantes da Procuradoria Geral do Estado. Eles decidirão a possibilidade de liberação do ticket alimentação e como pode ser realizado o reajuste dos servidores.
Fonte: jornaldodiase.com.br / Jornal do Dia - 13-06-2013 - Cidades - Pág. 07