Nós servidores públicos tomamos como surpresa a inédita medida deste Governo de parcelar o pagamento do funcionalismo público.
Os relatórios do Estado demonstram que: 1) De agosto de 2013 a agosto de 2014 a Receita cresceu 8% e a Despesa Total com Pessoal cresceu 6%, inclusas as despesas com as aposentadorias, o tão propalado “déficit previdenciário”; 2) O crescimento da Receita foi superior ao da Despesa com o pagamento dos servidores, no mesmo período.
Analisando os números, apesar das dificuldades, entendemos que o quadro econômico e financeiro do Estado, não se encontra em situação falimentar. O Estado possui plenas condições de honrar o compromisso de pagar o salário dos servidores, como sempre o fez. Não aceitaremos desculpas, com o intuito de atrasar o pagamento dos servidores estaduais.
Inúmeras são as pendências deste Governo junto ao funcionalismo estadual. Amargamos, hoje, mais de 12% de perda salarial diante da inflação. Janeiro de 2015 é a data base para a reposição inflacionária. Este Governo esta em débito com o funcionalismo e não abriremos mão de termos os nossos salários recompostos. A expectativa, também é, que o Governo reveja esta medida esdruxula e retome imediatamente o pagamento da folha integralmente.
Governador, assuma e implante medidas que resultem verdadeiramente no equilíbrio das contas públicas. Combata sistematicamente a sonegação fiscal. Hoje a Secretaria da Fazenda está sucateada, sem as míninas condições de trabalho, com seu efetivo desvalorizado, por falta de planejamento e uma política tributária adequada.
O SINDIFISCO sempre procurou de forma propositiva, contribuir para a superação das atuais deficiências que travam a máquina arrecadadora, no seu objetivo maior, de prover o Estado de recursos, para que este possa atender as necessidades da sociedade sergipana, que procura o Serviço Público, mas não tem suas expectativas atendidas.
Estamos atentos a todas estas questões, não nos furtaremos de nossas obrigações e também não abriremos mãos de nossos direitos.
Esperamos que o Governo reveja esta medida protelatória e ineficaz e pague o quanto antes o que deve aos seus servidores.
O SINDIFISCO estará realizando na próxima terça-feira, dia 04 de novembro, às 08h, um ato na SEFAZ.