Nesse final de semana no Posto Fiscal de Propriá na BR101, fronteira com Alagoas, um homem foi preso por invadir área restrita de funcionários (sábado, 10) e duas carretas apreendidas sumiram do local (madrugada desse domingo, 12). Com um total de 97 toneladas de milho, os caminhões estavam no pátio de cargas da unidade por falta de documentação. O posto fica localizado a 98 quilômetros da capital sergipana.
Segundo a direção do Sindicato do Fisco de Sergipe (Sindifisco), os dois episódios demonstram que a falta de policiamento nas unidades de fiscalização da Secretaria da Fazenda deixa vulnerável tanto à atividade dos auditores de tributos quanto às cargas apreendidas. "É comum à presença de marginais circulando a área de estacionamento dos postos de fiscalização, em decorrência da falta de policiamento", afirma o presidente do Sindifisco, Paulo Pedroza.
Hoje, o sindicato encaminhará novo ofício ao governador de Sergipe Jackson Barreto e ao secretário da Sefaz, Jeferson Passos para comunicar os dois fatos e reiterar pedido de locação de soldados da PM para atuar na Companhia de Polícia Fazendária.
A semana passada, dia 08, de acordo com o diretor Jurídico do Sindifisco, José Djalma Freire, o sindicato já havia protocolado na Sefaz novo pedido de reposição imediata de policiais-militares para as unidades de fiscalização, em cumprimento ao que determina a legislação.
"Estamos reiterando o nosso pedido. Com a formatura de 657 homens para a Polícia Militar, exigimos do governo estadual a reposição do quadro da Companhia Fazendária. O Estado precisa garantir condições adequadas de segurança para as atividades dos auditores de tributos", afirma Paulo Pedroza.
Segundo informações oficiais da Polícia Militar de Sergipe, no sábado, 10, a PM prendeu em flagrante Cleiton dos Santos, 42 anos, suspeito de entrar em área destinada apenas para os funcionários do Posto Fiscal. O homem foi surpreendido pela equipe da Companhia de Polícia Fazendária (CPFaz). Ainda segundo a polícia, a equipe do sargento Juarez e cabo Josemilson flagrou a invasão. O homem que estava munido de duas facas foi encaminhado à Delegacia de Propriá, para posterior adoção das medidas cabíveis