Na manhã de hoje, 15, o Movimento dos Trabalhadores do Serviço Público Estadual e das centrais sindicais (CTB e CUT) recebeu à imprensa e divulgou as razões e o calendário da greve unificada, marcada para os próximos dias 22, 23 e 24. A coletiva de imprensa aconteceu 7hs, na sede da CUT.
Calendário
Do calendário de ações, no primeiro dia da greve, dia 22, às 7h, terá ato unificado na porta da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz). Nesse dia, os servidores sairão da Sefaz em caminhada para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). No dia 23, cada categoria fará atividades setoriais. No dia 24, às 14h, os servidores se concentrarão no Parque da Sementeira e sairão em caminhada com destino ao Palácio de Despachos.
Assembleias setoriais
Desde o último dia 09, os sindicatos estão realizando assembleias setoriais das categorias envolvidas para deliberar e oficializar a greve de três dias. “O Sindifisco estará realizado a assembleia de deliberação à greve amanhã, dia 16. Não temos dúvida da determinação dos auditores e auditoras em participar desse movimento histórico: uma greve unificada no serviço público estadual”,afirma o presidente do Sindicato do Fisco de Sergipe (Sindifisco), Paulo Pedroza.
Pauta unificada
O movimento das 23 categorias do serviço público foi criado para pressionar o governo no atendimento de uma pauta unificada que abrange cinco itens gerais: cumprimento dos acordos dos Planos de Cargos e Salários (PCCVs) e subsídios; reposição inflacionária, piso dos professores; transparência nas contas públicas e contra o parcelamento dos salários dos servidores.
Categorias
O Movimento dos Trabalhadores do Serviço Público reúne as centrais sindicais CTB, CUT e Nova Central Sindical, além dos sindicatos Sindifisco, Sintasa, Sindipen, Sindconam, Sinpol, Sintrase, Seese, Sinpsi, Sindimed, Adepol, STERTs, Senge, Sinter/SE, Sindijor, Sindijus, Sintese, Sindetran, Sindasse, Sindisan, Sinditic, Sindinutrise e Sintradispense.
Por Déa Jacobina Ascom Sindifisco