O Sindicato do Fisco de Sergipe (Sindifisco) reuniu na tarde de hoje, dia 21, o Conselho de Representantes para avaliar a Campanha de Mobilização do Plano de Carreira e informar sobre as últimas ações do sindicato. Na reunião, os conselheiros recomendaram a manutenção da Campanha de Mobilização do Plano de Carreira.
Dos informes, a diretoria do Sindifisco expôs o resultado da reunião que teve com a superintendente da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Silvana Lisboa. Silvana confirmou a informação que circula na imprensa: o governo estadual está de fato preparando uma proposta de alteração da Carreira do Fisco tanto nas atribuições quanto na movimentação. “Nesse ponto, deixamos claro à superintendente que a categoria não aceitará nenhuma proposta que exclua parte da categoria do movimento dentro da carreira. Reafirmamos que o critério para a promoção deve ser unicamente o da antiguidade. Ou seja, está há pelo menos dois anos na última referência do nível, o que hoje representa 100% dos Auditores I”, informou o diretor Administrativo Abílio Castanheira.
Retaliação na Sefaz
Dos últimos acontecimentos, os conselheiros repudiaram veementemente a exoneração da função de julgador de primeira instância de um dos colegas que entregou cargo de chefia. “Entendemos essa exoneração de função como uma clara demonstração de retaliação por parte do governo ao colega”, afirmou o diretor de Comunicação Ernesto Barroso.
Ainda sobre a exoneração, segundo o presidente do Sindifisco, Paulo Pedroza, a diretoria do Sindicato estará o mais rápido possível discutindo com os demais julgadores e com toda a categoria medidas que poderão ser tomadas em solidariedade ao colega alvo dessa retaliação injustificada.
Congresso do Fisco
Em relação ao Congresso do Sindifisco a ser realizado no próximo mês (dias 26 e 27), os diretores informaram que o processo de escolha de delegados e delegadas já está ocorrendo nos postos e na sede da Sefaz. “Estamos convocando todos os colegas a realizar reunião por local de trabalho para indicar os nomes dos colegas. Quanto à apresentação de proposta para alteração do Estatuto do Sindifisco, os textos devem ser entregues ao sindicato até o dia 12 de fevereiro”, informa Castanheira. Veja matéria sobre o 8º Congresso do Fisco neste site.
Por Déa Jacobina Ascom Sindifisco