No Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, auditoras, auditores e os colaboradores do Fisco realizaram testes rápido de saúde na sede da entidade. Por meio da parceria da Caixa de Assistência do Sindifisco (Cassind) com o SUS/Aracaju, foi ofertado além de orientações e aferição de Pressão Arterial, medição de Glicemia e ‘testes rápidos’ de Hepatite B, Hepatite C, Sífilis e HIV. O resultado foi entregue em no máximo 20 minutos. De acordo com os organizadores, cerca de 60 pessoas aproveitaram a oportunidade e comodidade da ação.
Do SUS local, estavam presentes na Cassind profissionais do Programa DST/Aids (Marília Uchôa). Programa de Saúde da Mulher (Cristiane Ludimila Borges) e Programa de Saúde do Homem (Ana Carolina Miranda). “Esses testes e exames são simples e confiáveis, de grande importância. Em caso de detecção de algumas doenças, é possível iniciar com maior brevidade o tratamento. Essa parceria é uma oportunidade ímpar. De forma itinerante, pessoas das mais diversas classes sociais são estimuladas a cuidar da saúde, se prevenir ou inicar tratamentos”, afirma a coordenadora do Programa da Mulher, Ludimila.
“Eu confesso, não tenho hábito de ir a uma unidade de saúde. Hoje, fiz de forma cômoda e gratuita vários exames que há muito tempo não fazia. O pessoal da Cassind está de parabéns pela iniciativa”, confirma o auxiliar Operacional do Sindifisco, Ednaldo Novaes dos Santos Lima.
Saiba Mais
O Dia Mundial da Saúde foi criado em 7 de abril de 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Em 2010, Urbanização e Saúde é o tema escolhido pela OMS e terá como campanha “1000 cidades – 1000 vidas”, cujo objetivo é destacar o efeito da urbanização sobre a saúde coletiva de maneira global.
Por Déa Jacobina Ascom Sindifisco