A Companhia de Polícia Fazendária de Sergipe (CPFaz) completa este mês 100 anos de fundada. A data será marcada com uma partida de futebol entre auditores fiscais e policiais. A confraternização patrocinada pelo Sindicato do Fisco de Sergipe (Sindifisco) vai acontecer nesta sexta-feira, dia 29, às 08h, na Associação dos Oficiais Militares do Estado de Sergipe (Assomise).
Historicamente, a instituição teve papel preponderante auxiliando a fiscalização no combate à sonegação fiscal. “Lamentamos profundamente, que no ano alusivo aos 100 anos dessa companhia, o Fisco não tenha o que comemorar, dada o desaparelhamento da CPFaz, por parte do governo estadual”, afirma Paulo Pedroza.
Segundo o diretor de Administração do Sindifisco, Abílio Castanheira, no passado, a CPFaz chegou a contar com efetivo de mais 200 policiais. “Hoje, a Companhia conta com apenas 26 PMs. O resultado é extremante desfavorável para a economia de Sergipe. Os postos fiscais estão sem policiamento o que promove riscos à segurança dos auditoras e auditores, a entrada de carretas sem nota fiscal e impossibilita a formação de novos comandos fiscais”, avalia Castanheira.
“Ainda assim, o centenário da CPFaz precisa ser lembrado por nós como uma forma de resgatar a importância do efetivo policial na fiscalização e na arrecadação tributos”, afirma Djalma Freire.
Por Déa Jacobina Ascom Sindifisco