Livro de poesias “Dentre os Espelhos da Sanidade” foi lançado ontem à noite
A auditora de tributos, Suely Igreja surpreendeu o filho-poeta com uma noite de autógrafo do livro ‘Dentre os espelhos da sanidade’. O inusitado é que a obra reúne as poesias de autoria do próprio filho da auditora, o Vitor Dias. Sem que ele soubesse, ela e um grupo de amigos do poeta selecionaram os textos, encomendaram a edição e organizaram a sessão de autógrafos. O lançamento aconteceu ontem à noite (23) no Calles Bar de Tapas, localizado na Orla da Atalaia.
Nesse dia, o também adestrador de animais, Vitor Dias completou 27 anos. O presidente do Sindifisco, Paulo Pedroza, em nome da entidade sindical, enviou votos de felicidades: “a Família Fisco parabeniza a bela iniciativa da nossa querida colega Suely Igreja, em reconhecer e incentivar o talento de Vitor Dias. Atitudes como essas, devemos nos espelhar”.
Vários auditores prestigiaram o lançamento. Dentre eles, estava o auditor Antônio Luís, o pai da ilustradora Ester (17 anos e amiga de Vitor). A obra foi dedicada a outro e especial fiscal de tributos da Sefaz de Alagoas: Plácido Augusto Fonseca (pai de Vitor Dias, que faleceu em 2014).
Tudo muito especial
Na noite-surpresa, antes de Vitor chegar ao Calles Bar, estava tudo pronto. Em um canto do bar, a mesa de autógrafo com o mosaico de exemplares da obra. Uma bela caneta. Peças decorativas, sintonizadas com a temática da capa do livro. Saquinhos. Marcadores-de-livro. Ao lado da mesa, o saboroso bolo-livro confeitado com as cores e estampa da capa, que trazem três figuras misteriosas (lua, corvo e caveira). Ao fundo, uma pequena exposição da ilustradora Ester.
Ao chegar, nem bem tomou fôlego, o poeta-aniversariante foi assediado pela reportagem da TV Sergipe, que se interessou pela pauta. Visivelmente emocionado e de natureza arredia a eventos sociais, aos pouquinhos Vitor foi ficando mais à vontade e acolheu os amigos dele e de Suely Igreja. A equipe da TV foi comandada pelo professor e repórter Carlos França.
Cabreiro, porém, cortês, sentou-se e iniciou a tradicional sessão de autógrafos. Enfileirados, os amigos conquistavam o abraço do poeta e o exemplar autografado como “o Corvo Anacorético” (Anacoreta significa monge, eremita solitário).
Enquanto Vitor autografava, as rodas-de-conversas alegres iam sendo regadas a saborosos petiscos espanhóis, taças do bom vinho e música ambiente.
Outro momento singular: O também poeta, Luca da Companhia dos Sonhos, recitou um monólogo pinçado de poesias selecionadas da obra recém-lançada. “As poesias dele não têm rimas. São fortes. Abordam de forma bem enigmática e sem preconceitos as coisas obscuras da mente humana, como a depressão e coisas da vida e da morte”, opina Luca.
Finalmente, após a bela noite, o conjunto das poesias reunidas no Dentre os Espelhos da Sanidade sai para circular na praça e ser degustada pelos amantes da literatura. Na Galeria deste site, tem mais fotos do lançamento.
Projeto maturado há 10 anos
Suely Igreja conta que o projeto de edição e lançamento do livro de poesias de Vitor foi pensado há 10 anos. “Meu filho faz poesias desde os 17 anos. Recentemente, ele voltou a postar as poesias na Internet. Então, procurei amigos e resolvemos maturar esse projeto. E desta vez, pedir ao senhor que abençoasse o nosso sonho. Não só foi possível como conseguimos tocar e envolver pessoas e redescobrir amigos. Somos todos capazes, Deus nos deu, a todos nós, o poder de construir maravilhas”, festeja a mãe do poeta. A ideia também foi acolhida pelo irmão de Vitor, o Lucas Mendes e vários amigos ligados à arte.
Por Déa Jacobina Ascom Sindifisco