O secretário de Comunicação do Sindicato do Fisco de Sergipe (Sindifisco), Ernesto Teles Barreto participou da reunião da Comissão de Precatórios do Departamento de Precatórios (Deprec), vinculado ao Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). A reunião foi realizada na última segunda-feira, 16, e contou com as presenças do juiz gestor de Precatórios, Marcos de Oliveira Pinto e o presidente do TJ/SE, o desembargador Luiz Mendonça.
No encontro, o gestor do Deprec informou sobre os avanços obtidos com a implantação do Procedimento Eletrônico de Precatório (agosto de 2016 a janeiro/2017), com a digitalização de todo o acervo de precatórios em tramitação no Judiciário estadual sergipano. Ernesto Barreto considerou a reunião proveitosa e segundo ele, “os dados oficiais demonstram a evolução no andamento dos processos”.
Segundo informações do site do TJ/SE, a digitalização encerra o ciclo de aprimoramento do Deprec iniciado na atual gestão, que contou com a criação de um sistema próprio apto a lidar com os processos eletrônicos, além de permitir o gerenciamento dos cálculos e melhor controle da ordem de pagamento. Atualmente existem 5.856 procedimentos de precatórios em tramitação no TJSE.
“É com grande entusiasmo que vejo a equipe do Deprec alcançar essa meta. A virtualização dos processos padroniza a atuação dos nossos servidores, que não mais necessitam trabalhar com processos físicos e digitais e, além disso, traz para os precatórios todas as facilidades, transparência, segurança e celeridade do processo eletrônico.”, comentou o Juiz Gestor de Precatórios, Marcos de Oliveira Pinto.
Foram digitalizados 5.656 mil processos em 04 meses de trabalho. A equipe contou com a participação de 11 servidores, coordenados pela Chefe da Divisão de Apoio e Recepção de Precatórios, Diana Vanessa Almeida Souza, tendo como responsável técnico pela elaboração do projeto de digitalização o servidor da Modernização, Daniel Vilanova. O projeto de digitalização contou com as fases de preparação (retirada de capas, clipes, grampos, etc), digitalização propriamente dita, conferência, lançamento (virtualização) e arquivamento dos autos físicos, nos moldes da Portaria Normativa nº 78/2016 – GP1, publicada no DJE nº 4.531, de 08/09/2016.
Ascom Sindifisco. Fonte Portal do TJ/SE