Em um momento histórico pelo que passa o Brasil, os auditores e auditores Fiscais Tributários se destacaram esta semana. Protagonizaram um caloroso debate contra as atuais reformas neoliberais, orquestradas pelo governo de Michel Temer.
Nos últimos cincos dias, a imprensa local divulgou de forma espontânea a convocação do 9º Congresso do Sindifisco, realizado nos dias 26 e 27. Antes da noite da abertura do evento, na última sexta-feira (25), os meios e comunicação também estiveram na Coletiva do Sindifisco, sobre o endividamento do Estado brasileiro, com um dos palestrantes do congresso, o professor José Menezes Gomes.
Abertura e debates
Além José Menezes Gomes (doutor em História da econômica professor), o debate de abertura do 9º Congresso do Sindifisco teve como palestrante o presidente da Fenafisco, Charles Johnson da Silva Alcântara, que abordou sobre “Os impactos da Terceirização e das reformas trabalhistas e Previdenciárias”.
O envolvente debate foi prestigiado por autoridades locais e representantes de entidades sindicais e movimentos sociais como o vereador do PC do B; Antônio Bittencourt; a representante do Núcleo da Auditoria Cidadã de Sergipe, Sônia Meire; presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Edival Goes; presidenta Sindicato dos Bancários, Ivânia Pereira, representantes do Sindicato dos Petroleiros, Márcia Leitão e representante do CSP Com Lutas.
Papel do sindicato
“Nesse momento de grande agonia e de desesperanças, o nosso Congresso cumpriu com um dos princípios do sindicalismo classista, que é o de ajudar a conscientizar tanto a nossa categoria quanto ao conjunto da sociedade sobre os riscos de perdas de direitos imediatos e históricos, impostos por setores neoliberais no Congresso e no Judiciário brasileiro”, afirma Pedroza.
Segundo o dirigente sindical, as intervenções tanto dos palestrantes quanto da plenária foram incisivas em defesa do arquivamento das reformas Trabalhista e da Previdência e da Eleição Direta para Presidência da República.
Plenária específica
No sábado (27), os auditores e auditoras eleitos como delegados(as) deliberaram sobre propostas relativas às questões específicas da categoria. Nesta segunda-feira(29), veja mais imagens na Galeria de Fotos e as decisões do 9º Congresso do Sindifisco.
Por Déa Jacobina_ Ascom Sindifisco