Comunicação-Notícias

Sindifisco, 07/05/2018

José Souza será nome de Escola Municipal

Souza (1).JPG

Legado popular

 

O prefeito Edvaldo Nogueira vai inaugurar nesta quinta-feira (10), às 9h, a Escola Municipal de Ensino Fundamental ‘José Souza de Jesus’. Ex-presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), Souza foi um sindicalista respeitado entre as diversas correntes de opinião. Ele morreu precocemente durante o próprio mandato sindical, no dia 21 de outubro de 2014.

A nova escola foi construída pela Prefeitura de Aracaju na Rua Laudelino de Oliveira Freire (Rua antiga do acesso 2), do Bairro 17 de Março. A data da inauguração foi anunciada pelo líder do prefeito na Câmara de Vereadores de Aracaju, o vereador Antônio Bittencourt (PC do B), durante a solenidade de abertura do Encontro de Bancários e Bancárias de Sergipe.

Realizado no último sábado (5), a iniciativa da PMA de manter vivo o legado de José Souza foi aplaudida com entusiasmo pelos bancários e bancárias presentes no evento. “Para além de deixar saudades à família e amigos(as), Souza deixa ensinamentos que precisam ser nutridos e disseminados”, destaca a presidente do SEEB/SE, Ivânia Pereira.

O presidente do Sindicato do Fisco de Sergipe (Sindifisco), Paulo Pedroza também diz que se orgulha de ter conhecido o sindicalista. “Sem dúvida, Souza foi um ícone da política sindical classista no Estado de Sergipe. Deixou sua marca de solidariedade e participação nas lutas da classe trabalhadora, em defesa de um mundo mais justo”, afirma Pedroza.

Nos últimos anos, Paulo Pedroza tem representado a categoria do Fisco nas homenagens póstumas a Souza. Participou da gravação de depoimentos no documentário “José Souza de Jesus: presente’ e da 8ª Caminhada dos Bancários, que levou o mesmo nome.  

 

Saiba Mais

Souza é da cidade de Carira, sertão sergipano. Ele ingressou na carreira bancária, foi militante sindical e comunista.

O sindicalista morreu precocemente aos 56 anos. Ele foi encontrado morto (infarto fulminante) em um hotel de Fortaleza. Ele estava participando das negociações dos dias parados durante a greve e da assinatura do aditivo da Convenção Coletiva do Banco do Nordeste (BNB). Souza era membro titular do Comando Nacional dos Bancários.

Por Déa Jacobina Ascom Sindifisco