Imperdível. A cantora Patrícia Polayne apresenta novo show "Vozes da Restinga: Tributo às Catadoras de Mangaba". A cantoria será em praça pública, na Praça General Valadão, nesta sexta-feira (22), às 22h.
Saiba Mais
O show Vozes da Restinga: Tributo às Catadoras de Mangaba foi concebido a partir da pesquisa etnomusical da arte educadora Mary Barreto, que descobriu um verdadeiro tesouro sonoro, enquanto desenvolvia um trabalho de mapeamento socioambiental, nas cooperativas e comunidades extrativistas, cujas práticas, envolvem atividades de produção agrícola, artesanato, coleta de mariscos e frutos da restinga sergipana.
Estas mulheres, cantoras da restinga tem no seu canto a presença do brincar, nas figuras do Reisado, das cantigas de roda, das danças, das rezas e dos folguedos, retratados nas canções que atravessam o tempo, e servem como o alento da lida diária.
Com o material recolhido, foram produzidos dois álbuns: Canto das Mangabeiras, (2011) e Quero Ver Rodar... Com as Griôs na Restinga Sergipana (2016); sendo este último; indicado ao XXVII Prêmio da Música Brasileira, na categoria grupo regional, daquele ano.
Com arranjos e direção musical de Dami Doria, o show contempla as canções de domínio público dos dois discos, num repertório de cocos, baiões, galopadas e xotes, sob uma atmosfera brincante e feminina, interpretada pelas vozes de Patricia Polayne e Mary Barreto.
Por difundir e dar visibilidade aos saberes das comunidades tradicionais da região costeira sergipana, o show Vozes da Restinga contribui com um importante legado musical de registro e pesquisa para esta e as futuras gerações, que se interessam por valores alinhados ao sentimento de pertença e identidade cultural.
Esta identidade tem como símbolo, o fruto da mangaba, por sua singulariade, delicadeza, abundância e um forte sabor agridoce.
Agridoce, como toda mulher que Resiste.
FICHA TÉCNICA:
Produção Musical............... .Mary Barreto
Direção Musical e Arranjos....Dami Doria
Direção Artística.............Patricia Polayne
Intérpretes
Patricia Polayne & Mary Barreto
Músicos
Dami Doria – violão
João Mário – contrabaixo
Danyel Nanume – bateria e percussão
Pedro Mendonça - percussão
Equipe Produção
Ana Paula Salmeron
Kamilla Colansati
Fabio Viana
Arte Cartaz
@fabiospse
Foto
Janaina Vasconcelos