O Brasil comemora em 20 de novembro o Dia Nacional da Consciência Negra. A data homenageia Zumbi dos Palmares (1655-1695), que nasceu livre, mas foi escravizado aos seis anos de idade e simbolizou a luta do negro contra a escravidão.
O Dia da Consciência Negra, instituído pela Lei 12.519/2011, em memória à luta e resistência dos negros e negras, desde o Brasil escravagista até os dias de hoje, é pelo reconhecimento da importância da cultura afrodescendente na formação da sociedade brasileira, bem como, da necessidade de políticas de inserção social das pessoas negras, na cultura, na política, na educação e na economia.
Em mais 1.260 municípios brasileiros, o Dia da Consciência Negra e Dia Nacional de Zumbi dos Palmares é comemorado nesta terça-feira (20/11), com muitas festividades em todo o Brasil. Cidades como o Rio de Janeiro e Salvador, que regulamentaram o feriado, terão uma vasta programação cultural.
Dia da Consciência Negra pode virar feriado nacional
Oficializado por uma lei aprovada pelo Congresso (Lei 12.519/2011), o Dia da Consciência Negra não tem status de feriado nacional. Projeto (PLS 482/2017) apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) torna a data feriado nacional.