Comunicação-Notícias

Sindifisco, 03/12/2018

Prescrições da Oxfam seguem as diretrizes da Reforma Tributária

1541495989.jpg

TRIBUTAÇÃO
 
Um país que tem os níveis de desigualdade apresentados pelo Brasil não pode prescindir de ter um sistema tributário que busque ser justo e equitativo. É necessário reduzir e simplificar a tributação sobre bens e serviços – que onera o setor produtivo e afeta a população brasileira de forma desigual, com maior custo para os mais pobres e a classe média – e aumentar a tributação sobre renda e patrimônio. Vale dizer que existem várias propostas sobre a mesa no momento. Abaixo, a Oxfam Brasil apresenta algumas das prioridades para uma reforma baseada na redistribuição da carga tributária:
 
O estabelecimento da reforma tributária como prioridade. É importante garantir que as mudanças tributárias a serem definidas pelo Congresso Nacional e governos priorizem o enfrentamento das desigualdades, conforme prevê a nossa Constituição. É necessário desmantelar privilégios de alguns setores e garantir o interesse da maioria da população. A participação da sociedade nesse debate é imprescindível.
 
- A realização de reformas específicas no Imposto de Renda de Pessoa Física. Apresentamos duas reformas iniciais:
 
- A criação de novas faixas e alíquotas no IRPF para os mais ricos. Atualmente existem somente 4 alíquotas, que não enfrentam a desigualdade existente dentro do próprio grupo de declarantes. Isso prejudica especialmente a classe média, que paga uma quantidade de imposto proporcionalmente muito maior do que os super ricos;
 
- O restabelecimento da tributação de lucros e dividendos de forma progressiva. Uma das políticas mais regressivas existentes no sistema tributário é a isenção de lucros e dividendos distribuídos. É ela a principal responsável pela redução drástica da alíquota efetiva dos super-ricos, e é ela que favorece a chamada “PJtização” do mercado de trabalho. É urgente o retorno da tributação de lucros e dividendos, de maneira progressiva, mantendo justiça fiscal e eficiência tributária.
 
- O combate à evasão e à elisão fiscais. Trata-se de pauta de permanente atenção, sobretudo para garantir um sistema justo para com aqueles que pagam a maior fatia proporcional de tributos, os mais pobres e a classe média.