A Secretaria da Fazenda do Estado deflagrou nesta quinta-feira (10) uma operação para coibir fraudes com a criação de empresas "fantasmas" para sonegação de impostos como o ICMS.
Segundo a secretaria, as irregularidades já causaram o desvio de mais de R$ 100 milhões em imposto desde 2015.
A ação da Secretaria da Fazenda acontece simultaneamente em 15 Delegacias Regionais Tributárias (DRTs) do estado e conta com 250 fiscais.
A Operação Forasteiro investiga 128 contribuintes no estado e, só nas regiões de Itapetininga, Jundiaí e Sorocaba, são 22 pessoas (veja lista abaixo).
Segundo a pasta, o Fisco identificou que os maiores volumes de créditos espúrios foram emitidos em 2019, porém ao ampliar a fiscalização, encontrou operações suspeitas também nos últimos quatro anos.
Durante as investigações, uma das articulações identificada tinha como modus operandi a criação de empresas de fachada, com quadro societário simulado e endereço falso em outro Estado, informou a Fazenda.
Essas empresas simulavam a transferência de créditos, através de Notas Fiscais emitidas com destaque de imposto a contribuintes paulistas, para diminuir o imposto devido ao Estado de São Paulo pelos destinatários.
Os 128 contribuintes paulistas, destinatários dos documentos fiscais emitidos, serão diligenciados a partir desta quinta-feira e deverão prestar esclarecimentos sobre as operações realizadas com os comércios inexistentes dos outros estados envolvidos.
Entre as empresas fiscalizadas estão indústrias e comércios atacadistas de diversos setores, mas a maioria no segmento de metais e plásticos.
Região de Itapetininga:
Pilar do Sul 1
Taquarituba 1
Tatuí 2
Tietê 1
Região de Jundiaí:
Itupeva 2
Jundiaí 1
Várzea Paulista 1
Região de Sorocaba:
Araçariguama 1
Iperó 2
Porto Feliz 1
São Roque 1
Sorocaba 7
Votorantim 1
Fonte: G1