Comunicação-Notícias

Sindifisco, 28/11/2019

No Brasil, 5 milhões estão superendividadas

not3.jpg

Com a crise econômica, desemprego alto, perda de direitos e arrocho salarial, a vida do brasileiro está bem mais difícil. O custo de vida não para de subir e milhões de pessoas acabam se atrapalhando com tantas contas para pagar. Com o passar dos meses, não dá outra. A bola de neve cresce e as dívidas se acumulam.


Cerca de cinco milhões de brasileiros estão superendividados, aponta o Banco Central. Os superendividados são os consumidores que acumulam mais de uma modalidade de empréstimo para quitar os débitos. Em junho, 10 milhões de tomadores de crédito estavam com pagamentos atrasados. Desse universo, mais de 9 milhões tinham mais de uma modalidade de dívida.     


Ainda segundo o BC, a condição de superendividamento não tem necessariamente relação com as taxas inadimplência (dívida em aberto há mais de 90 dias). Conforme o Banco Central, em junho a taxa de inadimplência do crédito consignado era de 3,6% e da aquisição de veículo, 3,3%. O não pagamento em dia do crédito pessoal atingia 7,4%; do cheque especial, 14%; e do rotativo do cartão de crédito, 33,5%. 

Fonte: Bancários Bahia