Comunicação-Notícias

Sindifisco, 03/02/2020

Sergipe tem mais de 200 mil pessoas vivendo em extrema pobreza

not6.jpg

Com pouco mais de dois milhões de habitantes, Sergipe possui atualmente 240.668 pessoas vivendo em extrema pobreza. Foi o que apontou uma pesquisa encomendada pela revista Valor Econômico que mostrou ainda um aumento significativo de pobres na capital. O levantamento foi baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).

De acordo com a pesquisa, o Nordeste foi a região que mais cresceu em números negativos relacionados à pobreza. A mostra apontou que a pobreza extrema cresceu 11,2% no interior do Nordeste de 2016 para 2017 e, neste período, o número de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza extrema aumentou 9,2% nas regiões metropolitanas das nove capitais do Nordeste: de 1,27 milhão para 1,39 milhão, segundo o levantamento.

Entre os estados do Nordeste, Sergipe apareceu entre um dos destaques, já que teve um aumento significativo de pessoas abaixo da linha da pobreza, 22% entre os anos de 2016 e 2017, o que representa 44 mil pessoas a mais nessa faixa preocupante da sociedade.

Aracaju, por sua vez, apesar de ser a capital do menor estado do Brasil, ficou em 4º lugar entre as capitais nordestinas com maior crescimento de pessoas em extrema pobreza. Atualmente, a capital possui 87.118 pessoas a mais que no ano passado.

Grandes investimentos foram feitos no Nordeste na última década, sobretudo no ano de 2013, com a pobreza combatida por meio de programas como o Bolsa Família. No entanto, esse tipo de benefício teve cortes realizados pelo Governo Federal. Conforme apontou a matéria da Valor, segundo o IBGE, o número de domicílios que recebiam o benefício social recuou em 130 mil unidades, para 5,2 milhões de domicílios em 2017 e o governo justificou afirmando que foi reflexo da retirada de famílias desenquadradas no programa.

O agravamento da situação, segundo os especialistas ouvidos pela Valor, também se deu pela redução dos postos de trabalho, agravada pela crise econômica.

Fonte: Jornal da Cidade