Comunicação-Notícias

Sindifisco, 05/03/2020

SINDIFISCO/SE sedia reunião do Fórum Sergipano em Defesa do Serviço Público

IMG_20200305_154415796.jpg
IMG_20200305_145147974.jpg
IMG_20200305_154556376.jpg

Lideranças sindicais decidem se unir, participar de protestos do dia 18.03 e buscar apoio para uma Audiência Pública na Alese em defesa do Serviço Público    

No mês de mobilização contra as ameaças de desmonte do Estado brasileiro, nesta quinta-feira (05), representantes de oito sindicatos retomaram o Fórum Sergipano de Defesa do Serviço Público. As lideranças sindicais debateram sobre os principais projetos que tramitam no Congresso Nacional que preocupam os servidores públicos. Dentre os riscos está a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 186/2019, que dispõe sobre medidas permanentes e emergenciais de controle do crescimento das despesas obrigatórias e de reequilíbrio fiscal no âmbito dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União. Permite, por exemplo, a redução de salários e de jornada dos servidores públicos.

Sindicatos e lideranças presentes  

A reunião foi realizada na sede do Sindicato do Fisco de Sergipe (SINDIFISCO/SE) e contou com as seguintes participações: presidente e os diretor Sindifisco/SE, respectivamente, Paulo Pedroza, José Antônio dos Santos e Márcio Santa Rosa; presidente do Sindicato dos Policiais Federais (Sinpef), João Bosco de Lima; representante da Unacon Sindical, Luciene Monteiro Clacino; representantes do Sindifisco Nacional, André Ricardo Passos e Silvio da Silva; presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Sergipe (APESE); Marcus Aurélio; representante do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho – SINAIT/SE, Marli Marlete Andrade e Arilda Levi Guedes; coordenador do Sindjufe/SE, Gilberto Oliveira Melo e representante da APMAJU, Arício Andrade;    

Manifestação do 18 de março

“Nós do Sindifisco defendemos a maior participação de todas as categorias no dia 18 de março para fortalecer o movimento contra a precarização dos serviços públicos e ameaças de direitos, como as férias do funcionalismo”, disse Paulo Pedroza. Convocada de forma unitária pelas centrais sindicais, a concentração das manifestações do dia 18.03, em Aracaju, será às 14h, em frente à Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO), localizada na rua Campo do Brito.

Zé Antônio reforçou as palavras de Pedroza afirmando que “o País vive uma realidade adversa e se a gente não reagir o governo federal reduzirá ainda mais o custo do Estado e dos alvos estão os direitos e salários dos servidores públicos o que também representará a destruição da estrutura do Estado brasileiro”.   

Para Luciene Monteiro Clacino, “a reunião promoveu muita reflexão sobre o que fazer para a defesa do serviço público e a valorização dos servidores. Precisamos nos conscientizar do nosso papel diante dessas dificuldades pelo qual passar o nosso país”. João Bosco considerou importante o encontro do fórum e defendeu a unidade para dar continuidade à defesa dos serviços públicos. Gilberto Oliveira apresentou alternativas ao instrumento de greve, como visitas de conscientização dos parlamentares para impedir a aprovação das medidas em curso e ainda da necessidade dos servidores se prepararem para garantir representação políticas nos legislativos. Arício Andrade comentou sobre a importância das ações nacionais do Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) junto à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para impedir a aprovação das medidas que atentam contra o serviço público. No mesmo sentido, Márcio Santa Rosa aproveitou para destacar as iniciativas da Federação Nacional do Fisco junto aos parlamentares e a orientação da federação aos sindicatos filiados em cruzar os braços no dia 18 de março, como protesto contra a (PEC) 186/2019 e em defesa da democracia e do Estado Brasileiro.

 

As mulheres dirigentes sindicais Clacino, Mari Marlete e Arilda Levi defenderam a maior utilização das redes sociais por parte do Fórum para enviar mensagens para a categoria, familiares e à sociedade em geral noticiando a importância do serviço público com números e boas notícias.  Marcus Aurélio destacou a importância do Fórum em também reproduzir textos das entidades nacionais ligadas à Fonacate, Fenafisco que abordam sobre a defesa dos serviços públicos.

 

 

Medidas aprovadas

Das propostas, ficou deliberado o esforço das direções sindicais do Fórum para ajudar a conscientizar as categorias e a sociedade quanto ao risco de destruição dos serviços públicos e do papel social do Estado, em função de projeto que ameaça novos cortes drásticos em despesas e serviços à população. As entidades presentes também aprovaram a construção de uma carta conjunta a ser enviada aos deputados da Assembleia Legislativa (Alese) e à bancada sergipana no Congresso Nacional, para que esses se posicionem contra a (PEC) 186/2019. Na Alese, o Fórum vai solicitar uma Audiência Pública para também fazer esclarecimentos sobre os riscos da PEC para o conjunto da sociedade. As entidades se comprometeram em marcar nova reunião para dar encaminhar as deliberações da reunião desta quinta-feira.

Por Déa Jacobina Ascom SINDIFISCO/SE