De acordo com Silvana Lisboa, a Sefaz estará divulgando protocolo virtual e portaria disciplinando o trabalho com orientações para este momento
Devido ao avanço da pandemia do novo Coronavírus, a Diretoria do Sindicato do Fisco de Sergipe (Sindifisco/SE) cobrou da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) e fará acompanhamento de adoção de medidas a fim de garantir a integridade da saúde dos auditores e auditoras fiscais que atuam nas unidades do Fisco Estadual.
“Ao todo, na Sefaz tem aproximadamente 400 servidores (as) e desses cerca de 200 pessoas têm mais de 60 anos, alguns em tratamento oncológico. Nesse momento de avanço do vírus, precisamos de medidas protetivas para que tanto auditores (as) quanto os contribuintes não fiquem expostos aos riscos”, afirma o presidente do Sindifisco, Paulo Pedroza.
Atualmente, além da sede administrativa, a Sefaz tem cinco postos fiscais (Correios e Telégrafos (Aracaju), Simão Dias; Carira; Cristinápolis e Propriá) e sete Centros de Atendimento ao Cidadão (CEACs) na capital e interior (Aracaju: Sefaz e Shopping RioMar), Estância, Itabaiana, Lagarto, Propriá, Nossa Senhora da Glória).
Medidas e Protocolos da SEFAZ
Em entrevista por telefone à Comunicação do Sindifisco, a superintendente de Gestão Tributária e Não Tributária, Silvana Maria Lisboa Lima garantiu que a Sefaz estará evitando a propagação do novo coronavírus nas unidades do órgão e ampliando as ferramentas virtuais para o atendimento ao público.
De acordo com Silvana Lisboa, a Sefaz estará divulgando um protocolo virtual e uma portaria disciplinando o trabalho com orientações para este momento. As medidas começarão a serem adotas a partir de hoje (19.03).
Veja as medidas a serem adotadas:
_ Como regra geral, a Sefaz estará restringindo a aglomeração de pessoas nas unidades da Sefaz. Os servidores e servidoras acima de 60 anos e aqueles que configurem como grupo de risco, com imunidade baixa, estarão dispensadas do trabalho presencial. Os estagiários também serão dispensados para realizarem o teletrabalho.
_ distribuição nas unidades de máscaras, luvas e álcool gel;
_ reuniões de diretoria serão por videoconferências
_ para o atendimento à população serão usadas ferramentas virtuais de fácil acesso;
_ nas dependências à sede da Sefaz será evitada a entrada de pessoal externo;
_ reduzirá a ação das equipes que atuam tanto em estabelecimentos quanto nos comandos de operação de rua;
_ os postos fiscais, as equipes que trabalham em turnos de 24h vão atuar em turnos 12h;
_ as equipes não farão conferências de cargas, será realizada apenas a análise documental;
_ Nos Ceacs, o atendimento presencialmente será apenas para pagamento, com agendamentos virtuais.
Por Déa Jacobina Ascom SINDIFISCO/SE