Comunicação-Notícias

Sindifisco, 23/06/2011

SINDIFORRÓ 2011 TEM REPERCUSSÃO NACIONAL

20170731184512_597f7ab85e711.jpg

Grande público comparece ao SINDIFORRÓ 2011

Uma festa com adesão de público tão grande nunca vista, uma decoração impecável, serviço de bebida e comida organizado, clima de alegria e confraternização, foram elementos destacados pela FENAFISCO ao falar do SINDIFORRÓ 2011. Confira abaixo na íntegra, a matéria veiculada pela Federação Nacional do Fisco.

 

Sindifisco SE homenageia São João presenteando o Brasil

Em 23/06/2011


O visitante, quando chega na capital sergipana, Aracajú, não traz consigo a mínima ideia da grandiosidade que a simplicidade do lugar lhe irá oferecer.


Aracajú é mais que uma cidade. É um estilo. Não tente mudá-la. Aceite-a como ela é e não como gostaria que fosse. Aqui, você não encontrará o caleidoscópio multirracial de Salvador, a majestade da natureza e arquitetura de um Rio de Janeiro ou o desvairamento feérico da Paulicéia, até porque não foi isso que veio buscar. Aqui você vai achar qualidade de vida. E verá que, descobrindo as belezas e encantos da cidade aos poucos, com calma, que ela dá sorte.


E não se iludam. Aracajú é belíssima, limpíssima e preparada para receber a todos com o que há de melhor em hotelaria, culinária e opões de lazer e turismo. Aqui, durante todo o ano, respira-se o turismo, sendo cada morador um embaixador especial de sua cidade e do estado. Turismo como deve ser, profissional, responsável, sustentável e verdadeiro.


Quando aqui chegamos, para a reunião do CD FENAFISCO, vínhamos, apesar da propaganda positiva dos colegas do SINDIFISCO SE, ao encontro de mais uma cidade nordestina. Ledo engano. Aqui encontramos vida, em abundância. E carinho, simples, sincero e apaixonante.


A noite de 22 de junho foi o refrigério que todos precisávamos, após os dias de tensões e discussões sobre os temas que afligem a nós, do fisco e ao país.


Aguardava-nos o SINDIFORRÓ


Mais que uma festa junina, numa época em todas o são, o evento do SINDIFISCO SE premiou a todos com a maestria da organização e a animação ordeira dos colegas do fisco sergipano que acorreram, aos milhares, com seus familiares – de pais a netos – ao Centro de Convenções de Sergipe – CIC, um gigante voltado aos grandes eventos sergipanos.


Havia de tudo: decoração impecável, inclusive com uma igreja construída e ambientada para o Casamento na Roça, petiscos e iguarias próprias da ocasião, esmeradamente preparados e servidos, bebida impecável e farta, aparelhos diversos para diversão da petizada – elétrica, o tempo todo – e muita, mas muita cortesia e simpatia do Grupo TAF.


Música de primeira


As bandas FORRÓ TÔ AQUI e PASSARADA DO RÍTMO se sucederam sem parar, garantindo o que há de melhor no forró pé de serra, universitário e musica regional.


Alegria e confraternização, sem qualquer registro negativo a empanar o seu brilho. A ordem foi, rever, abraçar, comemorar e divertir. O que se viu foi isso.


Evento é tradição no estado


Realizado anualmente, desde 2003, o SINDIFORRÓ faz parte do calendário de eventos da capital sergipana, numa época em que pululam festas por todo o Estado, garantindo a tradição cultivada pelo povo nordestino, nas festas juninas.


Mais que simples festa, tais empreendimentos são tratados como questão de estado, que muito contribuem para a economia local.


Beto Garcez, Jaburú, Márcia e os demais dirigentes do SINDIFISCO SE foram incansáveis, no cuidado com os detalhes e no zelo pelo atendimento perfeito que foi dado a quem participou.


Vale aqui registrar a identidade cultural firmada pela festa. A valorização do artista local e do ritmo que faz do nordeste, muito mais que axé e frevo. E a participação do público, dançando à exaustão, num show natural de domínio dos passos do forró, onde as performances conviveram harmoniosamente.


O cansaço não impediu que o tempo escoasse sem que sentíssemos, tal o fascínio permanente que nos contagiou. Parabéns é palavra vazia para expressar aos colegas do Fisco Sergipano. Mais que fazer uma festa, vocês deram ao Brasil um grande exemplo de união, confraternização, tradição familiar e amor pela sua cultura. Que ele frutifique, pelo país. O fisco pode e merece ter momentos como esse.


FORRÓ CAJÚ


O principal evento junino do Sergipe, o Forró Caju vem ganhando proporções maiores a cada edição. Atualmente, o São João de Aracaju está entre os três maiores do país, ao lado das cidades de Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco. "Mas em diversidade de atrações e em organização, sem dúvida, estamos em primeiro lugar. A nossa programação e a forma como conduzimos o evento nos fazem ter esse destaque. E a grande questão é que nós não abrimos mão do forró. Enquanto eu estiver na administração municipal, durante o Forró Caju o nosso ritmo tradicional não será misturado com axé, sertanejo ou outros estilos musicais. O forró é o grande elemento da nossa terra e temos que exaltá-lo durante o São João", disse Edvaldo.

Os números


Este ano, o Forró Caju se realiza entre os dias 17 e 29 de junho. Durante 12 dias, mais de 130 atrações - nacionais e locais - se apresentam em um grande arraial montado na praça Hilton Lopes, localizada entre os mercados municipais. Além de três palcos (dois principais e um alternativo), a estrutura conta com camarotes, praça de alimentação com bares e restaurantes, espaço para apresentação de quadrilhas e trios pé-de-serra, mini-hospital, iluminação e sonorização de ponta e um grande esquema de segurança.


Do total de atrações musicais, 117 são artistas sergipanos. De acordo com o prefeito Edvaldo Nogueira, esse é o segredo para que a festa se desenvolva cada vez mais todos os anos. "O nosso foco é privilegiar o artista local e abrir espaço para que ele divulgue sua música. Assim, valorizamos a cultura nordestina e consolidamos ainda mais o Forró Caju como uma grande festa. Trazemos bandas que fazem sucesso no país inteiro para que o público de fora se sinta atraído, mas quando ele chega, conhece as nossas atrações e volta para sua terra divulgando a nossa cultura", afirmou o prefeito.

Programação

As novidades deste ano ficam por conta das bandas Saia Rodada e Forró dos Plays, além dos cantores Marciel Melo, Adelmário Coelho e Fagner - este último não se apresentava no Forró Caju há dois anos. Os cantores Paulinha Abelha e Marlus, ex-Calcinha Preta, também se apresentarão pela primeira vez no palco Luiz Gonzaga após a formação da dupla.


Outras grandes atrações não poderiam ficar de fora: Clemilda, Flávio José, Aviões do Forró, Casaca de Couro, Mastruz com Leite, Cavaleiros do Forró, Erivaldo de Carira, Cintura Fina, Mulheres Perdidas, Fogo na Saia, Calcinha Preta, Lourinho do Acordeon, Forró Maior, Dominguinhos, Zé Ramalho, Alceu Valença, Banda Calypso, Gatinha Manhosa, Genival Lacerda, Danielzinho e Forrozão Quarto de Milha, Garota Safada, Naurêa, Forró do Muído, Elba Ramalho, Falamansa e Limão com Mel, entre outros.


Na programação também não vão faltar artistas sergipanos, a exemplo de Clemilda, Orquestra Sanfônica de Aracaju, Nino Karvan, Robertinho dos 8 Baixos, Erivaldo de Carira, Casaca de Couro, Fogo na Saia, Cobra Verde, Antônio Carlos Du Aracaju, Sergival, Zé Tramela, Sena, Rogério, Naurêa, Trio Juriti, Joseany D´Josa e muitos outros. Para ampliar a participação das atrações locais, a Prefeitura de Aracaju manteve o palco alternativo e o arraial montado no mercado Thales Ferraz e reservou ainda mais espaço para os sergipanos nos palcos principais da festa.


Economia

Por sua grandiosidade, o Forró Caju não é destaque apenas como um evento cultural, mas também como um grande impulsionador da economia sergipana. Durante o lançamento da programação, o prefeito Edvaldo Nogueira destacou a grande quantidade de recursos destinados à contratação de bandas, estrutura, som, iluminação, decoração, técnicos, entre outros elementos fundamentais à realização do evento.


"Dos R$ 5 milhões que serão investidos, nós conseguimos aproximadamente R$ 3,5 milhões junto aos patrocinadores e apoiadores. Além dos gastos sempre programados, também investimos bastante em divulgação, até porque Aracaju já está entre os maiores destinos turísticos brasileiros. Entre os dias 21 e 26 de junho, as imagens da festa e da cidade serão divulgadas nacionamente na programação da Rede Globo e da Rede Record e com isso teremos um grande retorno o que diz respeito à nossa imagem lá fora", afirmou o prefeito.


Infraestrutura

Para garantir que tudo ocorra com total segurança e comodidade para o público, a Prefeitura de Aracaju montou uma infraestrutura completa com camarins, camarotes, espaços reservados para idosos e pessoas com dificuldade de locomoção, banheiros químicos, limpeza, mini-hospital, atendimento de urgência e emergência (Samu 192), combate ao trabalho infantil e ao abuso e exploração sexual, organização do trânsito e fiscalização de venda de alimentos e bebidas.


Além de shows, apresentações de quadrilha e de trios pé-de-serra, a programação conta ainda com atividades paralelas tradicionais que fazem parte do calendário de eventos juninos de Aracaju: Fórum do Forró, Marinete do Forró, Transportando Forró e Coletiva Junina.


Marinete do Forró


A Marinete do Forró, ônibus tipo jardineira que leva visitantes para conhecer os principais pontos turísticos de Aracaju, vai circular na capital sergipana de 15 a 29 de junho. O veículo, decorado com bandeirinhas, tem capacidade para 40 pessoas, entre turistas e moradores locais interessados em participar do city-tour gratuito. O passeio é animado por um trio pé-de-serra e orientado por um guia de turismo.


Sentiram que não dá para perder. Ano que vem, inclua Aracajú na sua programação de viagem.

Autoria: Diretoria para Assuntos Técnicos e Comunicação - FENAFISCO