Comunicação-Notícias

Sindifisco, 04/11/2020

Márcio Santa Rosa foi um dos expositores do Curso da Anffa Sindical

O diretor de Aposentados e Pensionistas da Fenafisco, Marcio Santa Rosa, participou como expositor do curso “A Dívida Pública e sua Relação com a Reforma Tributária e a Reforma Administrativa”, promovido pela Diretoria de Formação Profissional do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), no último dia 27, em ambiente virtual.

 

O objetivo principal foi estudar o histórico do endividamento do Estado, entender o Sistema da Dívida Pública, qual a sua relação com as Reformas Tributária e Reforma Administrativa e discutir o papel do movimento sindical frente às propostas do Governo Federal.

 

Participaram como palestrantes o professor da Unicamp, Eduardo Fagnani, responsável pela proposta Reforma Tributária Solidária e Alexandre Ferraz, do Dieese, oportunidade em que apresentaram as premissas do projeto encabeçado pela Fenafisco e Anfip, como alternativa para construção de um sistema tributário justo, que pretende reduzir a tributação sobre o consumo e aumentar sobre as altas renda, reduzindo as disparidades sociais no Brasil.

 

Segundo Marcio Santa Rosa, o curso foi de grande relevância na atual conjuntura política, “especialmente por demonstrar a situação de extrema regressividade e injustiça de nosso sistema tributário, como também para divulgar os conceitos da reforma tributária solidária e das propostas de tributar os super-ricos para combater a crise gerada pela Covid 19”.

 

O curso contou com a participação de representantes de organizações envolvidas com as temáticas e representantes de outras entidades sindicais do Serviço Público Federal. A atividade de formação foi ministrada de forma virtual pela Escola Dieese de Ciências do Trabalho, por meio da plataforma de videoconferências Zoom.

FONTE: FENAFISCO