Comunicação-Informes

Sindifisco, 14/12/2020

DESCERRADA A PLACA da SALA de RECREAÇÃO ANTÔNIO LEITE SAMPAIO

 

02 - Cópia.jpg


Com a presença de familiares do homenageado, membros da Diretoria do Sindicato do Fisco de Sergipe (SINDIFISCO/SE) descerraram a Placa de Honra, denominando o espaço de entretenimento da sede sindical de SALA DE RECREAÇÃO ANTÔNIO LEITE SAMPAIO. O ato de descerramento da placa aconteceu na manhã desse sábado (12.12).

 

Da família de SAMPAIO, estavam na cerimônia a viúva, professora Maria Auxiliadora, e os filhos com suas famílias: Marcos Antônio, Dênisson (policiais civis), Deise (administradora de empresas) e Daiany (funcionária no Ministério Público).

 

O presidente do SINDIFISCO/SE, Paulo Pedroza explicou que devido aos cuidados com o momento de pandemia, o sindicato teve de fazer uma cerimônia mais simples e sem a presença da categoria.  

 

Além de Pedroza, a Comitiva do SINDIFISCO/SE contou com as participações do presidente-eleito da entidade, Zé Antônio; o diretor de Relações Intersindicais, Ivan Oliveira e o diretor dos Aposentados, José Dantas.

 

Os sindicalistas ressaltaram as principais qualidades e características de SAMPAIO: um homem, um colega e um sindicalista leal e honesto. Destacaram que o idoso SAMPAIO tinha muita vitalidade. Era um lutador. Participativo das assembleias e atos na SEFAZ e na rua, convocados pela Diretoria do SINDIFISCO/SE.

 

Também foi unânime o sentimento de que SAMPAIO deixa uma lacuna difícil de ser substituída na relação sindical entre os ativos e aposentados do Fisco Estadual, em especial na defesa que fazia para garantir a paridade de direitos entre ativos versus aposentados.

 

Destacaram ainda que SAMPAIO, nas reuniões de Diretoria e Assembleias, lembrava aos demais diretores a defesa da inclusão dos aposentados (as) nas reivindicações sindicais. Na Diretoria do SINDIFISCO/SE era também um porta voz das reivindicações dos funcionários (as) do sindicato.

 

Da família de SAMPAIO estavam na cerimônia os filhos, filhas, noras e genros, netos e netas. Em nome desses, uma das filhas de SAMPAIO, Daiany bastante emocionada agradeceu aos diretores a homenagem.     

 

Conheça um pouco da trajetória de SAMPAIO

Ocupando o cargo de Diretor dos Aposentados do SINDIFISCO/SE, SAMPAIO faleceu aos 81 anos, na madrugada de 20 de janeiro de 2020. Ele foi submetido a uma cirurgia de urgência (em função de aneurisma abdominal) e lamentavelmente não sobreviveu ao procedimento cirúrgico.

Desde à aposentadoria, há 20 anos, de forma regular de segunda-feira a sábado, SAMPAIO passava as tardes na sede SINDIFISCO/SE, na Sala dos Aposentados. Nesse espaço de entretenimento, SAMPAIO ao lado do inseparável amigo DANTAS recebia os aposentados (as), filiados, filiadas da ativa e convidados para conversar e jogar cartas, gamão, sinuca e dominó.       

Filho de pequeno agricultor do município de Riachuelo, SAMPAIO é irmão do também auditor-fiscal Pedro Leite.

Na juventude, SAMPAIO chegou a morar no Rio de Janeiro onde trabalhou em uma gráfica. 

SAMPAIO entrou no Fisco em 1967.  Das funções e cargos que ocupou na Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz/SE), ele foi exator no Cedro São João; atuou na Fiscalização Volante; exerceu a chefia na fiscalização do Imposto sobre Mineração e Água e no Posto Fiscal Mercado do Siqueira Campos. Nos últimos 20 anos, antes da aposentadoria, ele foi um dos membros da Comissão de Inquérito da Sefaz/SE. 

Casado com a professora Maria Auxiliadora por 52 anos, SAMPAIO teve quatro filhos: Marcos Antônio, Dênisson (policiais civis), Deise (a administradora de empresas) e Daiany (a funcionária no Ministério Público).

Na atuação associativa e sindical, SAMPAIO foi diretor da Asfise, quando funcionava no edifício Maria Feliciana, no 27º andar.

DANTAS conta que conheceu SAMPAIO a partir de Pedro Leite, na década de 70. De lá para cá, se tornaram amigos inseparáveis. “Mesmo com três pontes de safenas, SAMPAIO vivia sem problemas de saúde. A morte dele foi uma triste surpresa para todos nós”, lembra Dantas.

A primeira Diretoria dos Aposentados do SINDIFISCO/SE teve como diretor o aposentado Manoel Augusto dos Anjos. Na época, SAMPAIO e DANTAS eram da ativa. Já na gestão seguinte, os dois auditores fiscais se reversaram no cargo de Diretor e Diretor-adjunto dos Aposentados.

Com a inauguração da Sala de Aposentados, na atual sede do SINDIFISCO/SE, o espaço fortaleceu as relações entre aposentados (as) e ativo(as).

Da amizade e feitos a partir desse espaço, SAMPAIO e DANTAS foram Bicampeões Nacional da Fenafisco no Campeonato de Dominó, em Santa Catarina e Porto de Galinhas.

ASCOM SINDIFISCO/SE