Comunicação-Notícias

Sindifisco, 21/01/2021

Fórum Social Mundial Virtual segue até o dia 31 de janeiro

FSM.png

 

O Fórum Social Mundial Virtual (FSM), aberto neste sábado (23),  seguirá até o dia 31 de janeiro de 2021. Com a pandemia, o evento será realizado totalmente online. Na 20ª edição, o Fórum vai abordar temas para superar os obstáculos impostos pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). 20 anos promovendo políticas públicas em diversos países.

 

O Sindicato do Fisco de Sergipe (SINDIFISCO/SE) envia Votos de Louvor aos organizadores e participantes da 20ª do FSM. O SINDIFISCO/SE entende que nesses 20 anos, o Fórum ajudou a promover políticas públicas em diversos países.

A tradicional marcha de abertura que inaugura o evento todas as edições do Fórum Social Mundial será substituída por um evento virtual, com exibição de vídeos de lutas sociais no planeta. Também ocorrerá um painel global sobre o tema “Qual o mundo que queremos hoje e amanhã”, com a participação de conferencistas e ativistas de todo o mundo.

Após a abertura, serão realizados seis dias de discussões, com cinco painéis temáticos: Paz e Guerra; Justiça Econômica; Educação, Comunicação e Cultura; Feminismo, Sociedade e Diversidade; Povos Originários e Ancestrais; Justiça Social e Democracia; e Clima, Ecologia e Meio Ambiente. Os debates ocorrerão entre as 14h e 16h.

 

Já no dia 30 será a vez das assembleias autônomas dos movimentos. E, no dia 31, acontecerá a realização das Ágoras de Futuros, que irão definir as lutas sociais para o próximo período, e a cerimônia de encerramento, que também anuncia a próxima edição do Fórum, planejada para o México, mas ainda sem data definida em função da pandemia.

 

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas individualmente ou coletivamente pela página: wsf2021.net. No site também é possível acompanhar a programação completa e conferir a relação completa de painelistas, além de cadastrar propostas e iniciativas para serem discutidas.

 

No site do Fórum Mundial Social também é possível acompanhar a programação completa e conferir a relação completa de palestrantes, além de cadastrar propostas e iniciativas para serem discutidas.

 

O Fórum Social Mundial é um contraponto ao Fórum Econômico Mundial. Este último reúne os grandes capitalistas do mundo e será realizado no mesmo período em Davos, na Suíça.