Comunicação-Notícias

Sindifisco, 26/03/2021

Fenafisco intensifica mobilização contra a reforma Administrativa

 

ReformaADM-Fenafisco.jpg


Em Defesa dos Serviços Públicos

Não à Reforma Administrativa 

 

A  FederaçãoNacional dos Fiscos Estaduais (Fenafisco) somou esforços junto a diversas entidades sindicais, durante o Dia Nacional em Defesa do Serviço Público, em protesto contra a reforma administrativa e pela manutenção e fortalecimento do setor público. O Dia em Defesa do Serviço público aconteceu no último dia 24. 

 

O ato virtual transmitido ao vivo, organizado pelo Fórum das Carreiras de Estado – Fonacate, em parceria com a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público – Servir Brasil e pelo Movimento Basta, contou com a participação de diversos parlamentares engajados na luta pela valorização dos servidores.

 

A Fenafisco foi representada pelo diretor Celso Malhani, que lamentou os índices alarmantes de mortes decorrentes da pandemia de Covid-19 e teceu duras críticas à PEC 32/2020. “Nossa gente está morrendo de uma moléstia, sem ter direito ao atendimento hospitalar. Em Porto Alegre, temos mais de 300 pessoas na fila de uma UTI, e o nosso governo, até então, voltado a priorizar uma reforma que extermina o futuro do serviço público no Brasil, contra a sociedade e contra o servidor. Mobilizem! É preciso lutar por uma verdadeira reforma, que o Brasil precisa hoje, que é a reforma tributária, aquela que através do tributo vai permitir a redução das desigualdades no Brasil”, disse.

 

Na oportunidade, o coordenador da Servir Brasil, o deputado Prof. Israel (PV/DF) informou que a Frente conseguiu do relator da PEC 32/2020 na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, Darci de Matos (PSD/SC), o compromisso de realização de audiências públicas para ouvir o maior número de entidades de classe possível.

 

Segundo o parlamentar, a Servir Brasil também apresentou ao relator da PEC estudos sobre inconstitucionalidades da matéria. O assunto também foi levado pela Frente ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL).

 

Além de prof. Israel, fortaleceram o ato os deputados: Alessandro Molon (PSB/RJ), André Figueiredo (PDT/CE, líder da Oposição), Enio Verri (PT/PR), Érika Kokay (PT/DF), Felício Laterça (PSL/RJ), Glauber Braga (PSOL/RJ), José Guimarães (PT/CE, líder da Minoria), Emanuel Pinheiro Neto (PTB/MT), Paulinho da Força (SD/SP), Paulo Teixeira (PT/SP), Sâmia Bomfim (PSOL/SP), Tadeu Alencar (PSB/PE), e o senador Paulo Paim (PT/RS).

 

Durante a live, o Fonacate lançou ainda o livro “Rumo ao Estado Necessário: críticas à proposta de governo para a Reforma Administrativa e alternativas para um Brasil republicano, democrático e desenvolvido”, organizado por Rudinei Marques, presidente do Fórum, e José Celso Cardoso Júnior, coordenador da Comissão de Estudos do grupo.

(Com informações da Ascom Fenafisco e Sinait)