Comunicação-Notícias

Sindifisco, 01/04/2021

Ditadura nunca mais! Hoje, 1º de abril, completam-se 57 anos do golpe militar

Ditadura.jpg

 

#Ditadura nunca mais!

 

Nesse período tenebroso de nossa história recente, os sindicatos foram fechados, greves proibidas, a imprensa e as manifestações culturais censuradas. Sem contar com a  aplicação de métodos de tortura que só tinha paralelo no período medieval. 


A perseguição, a prisão e o  desaparecimento de todos aqueles que se opunham ao regime de exceção, era a regra,  enfim o direito de pensar, reclamar e de denunciar foram praticamente aniquilados. 


A ditadura prendeu, sequestrou, torturou, assassinou e fez desaparecer milhares de pessoas — entre elas, estudantes, trabalhadores, militantes políticos e sindicalistas. 


No campo econômico e social o regime investiu contra os direitos e conquistas dos trabalhadores. Promoveu forte concentração de renda: os ricos ficaram mais ricos, e os pobres mais pobres. A soberania nacional foi submetida a poderosos interesses externos. Em síntese arruinou a vida dos trabalhadores e promoveu o aumento da desigualdade social.


Temos o dever, neste dia, representativo deste período trágico de nosso país, de  repudiar, com todas as forças, qualquer manifestação que exalte ou queira trazer de volta esse momento sinistro da história brasileira.  


Os princípios que norteiam a fundação do SINDIFISCO prezam pela democracia e pelos direitos da classe trabalhadora, neste sentido é que dissemos ditadura nunca mais.  

 

Diretoria do SINDIFISCO/SE