Comunicação-Notícias

Sindifisco, 15/04/2021

SINDIFISCO/SE divulga vídeo da Live ESTADOS EM DEBATE: Impactos da EC 109/21

 

O Observatório de Finanças e Economia de Francisco e Clara da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), organismo da CNBB, realizou no último 14/04 o debate público, online,  sobre as finanças públicas e o fluxo de recursos no âmbito dos estados. 

 

Para ajudar a popularizar esse debate, o Sindicato do Fisco de Sergipe (SINDIFISCO/SE) disponibiliza neste site o vídeo da live com o tema “ESTADOS EM DEBATE: Impactos da EC 109/21 e propostas de alteração da tributação”.

 

Mediado pela auditora fiscal aposentada, coordenadora da ACD e do referido observatório, Maria Lucia Fattorelli, o evento contou com as participações da economista Carolina Michelman, do economista Flávio Arantes e o filósofo e auditor fiscal André Horta.

 

“O nosso objetivo foi o de debater o impacto da nova Emenda Constitucional 109 para os estados bem como as propostas de alterações na tributação que possam ser importantes para as finanças regionais”, explicou Lúcia Fattorelli na abertura da live.

 

A auditora também destacou que “o Brasil possui a maior carga tributária incidente sobre o consumo, embutida no preço de todos os produtos. Isto faz com que mesmo a população mais empobrecida esteja contribuindo para o financiamento do Estado e por isso é importante popularizar o conhecimento sobre tributação e o destino dos recursos pagos”.

 

Núcleos da CBJP nos estados

Esses debates abertos e online estão sendo incentivados pela Comissão Brasileira Justiça e Paz, a partir dos Núcleos da CBJP nos estados brasileiros, com o objetivo de reforçar a organização de observatórios de finanças nessas comissões locais, no sentido de popularizar o conhecimento das finanças públicas e do fluxo de recursos no âmbito dos estados.

 

Assista ao vídeo/gravação da Live no canal do Youtube da ACD.