Comunicação-Notícias

Sindifisco, 19/09/2021

Abertura do 10º Congresso do SINDIFISCO será nesta quinta-feira (23), às 19h30

Banner-01.jpg

 

Desde a década de 90, os congressos do SINDIFISCO movimentam a categoria e fazem parte da agenda política sindical do Estado de Sergipe    

 

 

Esta semana, nos próximos dias 23 e 24, o Sindicato do Fisco de Sergipe (SINDIFISCO-SE) realizará a aguardada 10ª edição do Congresso do Fisco Estadual. Na modalidade presencial e virtual, a abertura solene será às 19h30, desta quinta-feira (23).

 

Presencialmente, o evento será organizado no auditório da entidade e transmitido ao vivo pelas redes sociais do SINDIFISCO/SE. De acordo com a diretora de Comunicação da entidade, Gilman Ramos, no auditório estarão os membros da direção sindical, palestrantes e convidados. Da base da entidade, estarão apenas delegadas e delegados eleitos especificamente no processo de organização do Congresso.

 

 

 

Previsto estatutariamente a cada três anos, o evento foi cancelado em 2020, em razão da pandemia do Covid-19. “Desde a década de 90, os congressos do Fisco movimentam a categoria, com a eleição de delegados (as), por local de trabalho, e fazem parte da agenda política sindical da capital sergipana. Este ano, assim como estamos fazendo reuniões, assembleias e até mesmos os atos no pátio da Secretaria da Fazenda, o nosso Congresso acontecerá na modalidade híbrida (presencial e virtual) e adotaremos as normas e decretos sanitários, como forma de prevenção ao novo vírus”, afirma o presidente da entidade, José Antônio. 

 

Em um dos trechos do folder de divulgação, o sindicato afirma que “o Congresso do Sindifisco/SE assume a perspectiva política de avançar na luta pela valorização da Carreira de Auditor Fiscal Tributário e do fortalecimento do Estado, tornando imperiosa a unificação das carreiras fiscais existentes na Secretaria de Estado da Fazenda/SE”.

 

 

 

Temas das palestras e debates  

A abertura solene do evento será na noite do dia 23 (quinta-feira), às 19h30, com a participação do senador Paulo Paim, que fará ‘Análise política, econômica e social do país’. Em seguida, Adriana da Costa Scheir fará exposição sobre ‘A importância da Administração Tributária no Estado Social e Democrático’ e Juliano Giassi Goularti, sobre ‘Renúncias fiscais e desenvolvimento’. Logo após, o presidente da Fenafisco, Charles Alcântara vai expor sobre ‘Impactos da PEC 32 nos Serviços Públicos.

 

No dia 24 (sexta-feira), a partir das 8h, será realizada a grande plenária do Congresso com debates e votação de propostas de diretrizes político-sindicais para o triênio 2021-2023 e apresentação e votação de propostas de alteração estatutária. Também estão previstas a realização de palestra e dois Workshops. O representante do Escritório do Dieese/SE, o economista Luis Moura fará uma exposição sobre ‘SergipePrevidência e a perspectiva econômica estadual. No turno da tarde, serão realizados dois Wokshops, com os temas ‘Novas técnicas de fiscalização de mercadorias em trânsito’ e ‘Novas técnicas na auditoria de estabelecimento’, que serão apresentadas respectivamente pelos auditores fiscais tributários José Alberto Mota e Alexandre Alcântara da Silva (ver a programação, abaixo).

ASCOM do SINDIFISCO/SE