Comunicação-Notícias

Sindifisco, 25/09/2021

Congresso do Fisco acontece em meio a mobilização por valorização dos AFTs

0102.jpg
Plenaria-Indios-02.jpg
TV-Atalaia.jpg

 

Com a temática Fisco Valorizado, Estado Desenvolvido, o 10º Congresso do Sindicato do Fisco de Sergipe (SINDIFISCO/SE) reuniu especialistas sobre política econômica, administrativa e tributária e delegados-eleitos para o evento, nos diversos setores da Secretaria da Fazenda do Estado de Sergipe (Sefaz/SE). Das deliberações, os congressistas debateram e aprovaram as diretrizes político-sindical da entidade para o próximo triênio.   

 

Com os riscos da Covid-19, nos últimos dias 23 e 24, o Congresso foi realizado na modalidade presencial e virtual e transmitido ao vivo pelas redes sociais. A abertura teve a execução do Hino Nacional, apresentação do cantor e compositor Luiz Fontenelli e a dança de um grupo de indígenas da Tribo Kariri Xocó.

 

Movimento grevista

A décima edição do tradicional evento aconteceu durante a greve de quatro dias da categoria, que reivindica do governo estadual a valorização da carreira dos denominados Auditores Fiscais Tributários (AFTs). “Em momento muito singular, o nosso Congresso para além de debater temas da conjuntura atual e da efetividade da administração tributária no atendimento das políticas públicas para povo sergipano, exaltou o espírito de unidade da categoria. Os auditores e auditoras estão determinados a impedir que a Sefaz e o governo estadual ameacem tacitamente a carreira dos AFTs”, afirmou o presidente do SINDIFISCO, José Antônio.

 

Presenças de estudiosos, parlamentares e sindicalistas

Prestigiaram o Congresso do Fisco representantes da Câmara de Vereadores de Aracaju e da Assembleia Legislativa, respectivamente, vereador Byron, e os deputados Iran Barbosa, Capitão Samuel e Georgeo Passos e o representante do deputado Zezinho Sobral. Também estavam presencialmente os presidentes da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB/SE) e do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), Adeniton Santana e Ivânia Pereira. Virtualmente, acompanharam o congresso lideranças sindicais como Lucivânio de Aragão (trabalhadores rurais),  Adriano Bandeira (policiais civis), Shirley Morales (enfermeiros), Paulo Alves e Nevicton Santos (Emdagro).  

 

Dos palestrantes, estavam presencialmente no evento especialistas em Desenvolvimento Econômico e Administração Tributária, respectivamente Juliano Giassi Goularti e Adriana da Costa Scheir e o economista do Dieese, Luis Moura. Virtualmente, o senador Paulo Paim fez ‘Análise política, econômica e social do país’ e o presidente da Fenafisco, Charles Alcântara expôs sobre ‘Impactos da PEC 32 nos Serviços Públicos.

 

Grande Plenária

No segundo dia, a grande plenária do Congresso promoveu trabalho de grupo, debate e votação das diretrizes da política sindical para o próximo triênio e debates específicos do Fisco estadual e sobre o SergiPrevidência. Foram promovidos dois Workshops com os temas ‘Novas técnicas de fiscalização de mercadorias em trânsito’ e ‘Novas técnicas na auditoria de estabelecimento’, apresentados respectivamente pelos auditores fiscais tributários José Alberto Mota e Alexandre Alcântara da Silva.
 
Por Ascom do SINDIFISCO/SE
 

Dirigentes-02.jpg

Indios-04.jpg
TV.jpg
Diretoria.jpg
Grupo-03.jpg
Tarde-Plenaira-01.jpg
TodaDiretoria-01.jpg
 
Tarde-Palestrante-01-01.jpg
 
Tarde-Palestrante-02.jpg