Comunicação-Notícias

Sindifisco, 04/10/2021

Operação Padrão impede passagem de cargas sem o devido recolhimento do ICMS

Os auditores fiscais tributários (AFTs) da Secretaria da Fazenda do Estado de Sergipe (Sefaz/SE) deflagraram neste domingo (03/10) a denominada Operação Padrão, nos postos fiscais e nos demais setores da Sefaz. Dos postos, as cargas estão sendo encaminhadas para a Central de Comandos Fiscais, anexo ao Posto Fiscal Osvaldo Nabuco, localizado na BR 101, na entrada da capital sergipana, Aracaju.

 

O objetivo da ação é combater a sonegação fiscal, averiguando com maior detalhe o devido recolhimento do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), devido pelos contribuintes ao Fisco Estadual. A ação conta com cerca de 20 auditores fiscais e contempla todas as mercadorias destinadas ao Estado de Sergipe.

 

De acordo com o presidente do Sindicato do Fisco de Sergipe (SINDIFISCO/SE), José Antônio, a operação comprova mais uma vez a importância dos postos de fronteira e da ação dos auditores fiscais tributários.  

 

 “A nossa categoria vem reivindicando do Estado maior investimento para impedir a prática corriqueira de evasão fiscal. E esta operação demonstra a importância do trabalho da auditora e auditor fiscal tributário no combate à sonegação e ao mesmo tempo contribui para um ambiente de concorrência leal entre as empresas. Ao combater a sonegação, a categoria possibilita o Estado a aumentar a arrecadação para melhorar os serviços públicos (estradas, hospitais, postos de saúde e escolas) e atualizar os salários dos servidores públicos estaduais”, afirma Zé Antônio.

 

Durante as investigações, entre as empresas fiscalizadas estão caminhões com produtos industriais e comerciais atacadistas de diversos segmentos.  

Enquanto os veículos não forem auditados e eventuais irregularidades sanadas, as cargas ficam sob a guarda do pátio do Posto Fiscal Osvaldo Nabuco ou até que os procedimentos de fiscalização sejam concluídos e eventuais infração devidamente autuadas.

 

Por Ascom do SINDIFISCO/SE