Comunicação-Notícias

Sindifisco, 03/12/2021

Encontro de Auditoras Fiscais debate sobre desafios e protagonismo das mulheres

eliene-03.jpg


Em dia de intensas intervenções sobre o empoderamento feminino, auditoras aprovam ‘A Carta ao governador Belivaldo Chagas pedindo Carreira Única na Sefaz

 

 

 

Com intenso debate sobre a questão do empoderamento feminino e homenagens às ex-dirigentes e conselheiras fiscais do SINDIFISCO/SE, o 1º Encontro de Mulheres Auditoras Fiscais Tributárias de Sergipe aprovou ‘A Carta ao Governador Belivaldo Chagas’. O documento em que destaca a necessidade do fortalecimento da máquina administrativa tributária e a implementação da Carreira Única na Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz/SE) foi entregue em mãos a vice-governadora Eliane Aquino (PT), que participou de uma das Mesas Temáticas do evento. “Nesse encontro também construímos e aprovamos coletivamente a ‘Proposta para incentivar a participação das auditoras na vida sindical e social’, destacou a diretora de Comunicação do Sindifisco/SE, Gilman Campos.  

O presidente e o diretor Administrativo do Sindifisco/SE, respectivamente José Antônio Santos e Márcio Santa Rosa participaram da Mesa Solene de Abertura. Em seguida, o encontro foi conduzido pelas duas dirigentes mulheres da entidade Gilman Ramos (Comunicação) e Solange Maria Silva (Relações Intersindicais).  

 

Tambores e danças circulares

Do ponto de vista cultural e de integração das participantes, as auditoras assistiram à apresentação da Banda Batalá (banda percussiva de samba reggae e composta só de mulheres), que abriu o evento. Também teve coreografia coletiva das Danças Circulares (conduzida pela doutora Ana Cecília). Em um dos intervalos, teve ainda a exibição do vídeo ‘O corpo é Meu”, um ‘hino de levante’ feminista e a apresentação da cantora Morgana. Ao final, a confraternização foi encerrada com coquetel   e apresentação da cantora Lari Lima.

 

Mesas temáticas: lideranças e estudiosas

Os ‘Desafios da luta feminista na atual conjuntura brasileira’ e ‘Diálogo sobre as opressões contra as mulheres para compreender a sociedade brasileira’ denominaram as Mesas Temáticas. Veja abaixo os nomes das feministas-convidadas que abordaram os temas propostos.

 

A primeira mesa foi mediada por Ivânia Pereira (presidenta do Sindicato dos bancários de Sergipe), que também contou com Fernanda Amorim Accorsi (professora doutora em Educação e especialista em Comunicação); Vanja Andrea (presidenta da União Brasileira das Mulheres -UBM); Junéia Batista (dirigente Executiva da Internacional de Serviços Públicos. A mesa contou ainda com a participação virtual de Delma Silva (doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco.

 

A segunda mesa foi mediada por Lídia Anjos (mestra em Direitos Humanos). Estavam a vice-governadora Eliane Aquino (PT) e as vereadoras Linda Brasil (PSOL) e professora Ângela Melo (PT). Também fizeram parte desta mesa Tereza Martins (professora doutora da UFS) e Joana Hevelyn Nascimento (estudante  de Comunicação da UNIT).

 

Por Déa Jacobina Ascom SINDIFISCO/SE