Comunicação-Notícias

Sindifisco, 07/03/2022

Dia Internacional da Mulher, auditoras lançam projeto CineFISCO/SE

8Marc0-03.jpg

 

Da parceria com o Cine Vitória, a primeira sessão do CineFisco/SE terá a exibição e roda de conversa sobre o filme ‘Que horas ela volta’, drama que aborda conflitos e desigualdades da sociedade brasileira

 

Nesta terça-feira (8 de março), às 16h30, no Cine Vitória, as auditoras fiscais tributárias vão comemorar o Dia Internacional da Mulher com o lançamento do projeto CineFISCO/SE e de campanhas de solidariedade denominadas ‘Elas p/ Elas’.   

 

Da parceria com o Cine Vitória, a primeira sessão do CineFisco/SE terá a exibição de ‘Que horas ela volta’, de Anna Muylaert, 2015. O drama é protagonizado por Regina Casé e trata de conflitos e desigualdades da sociedade brasileira.

 

O lançamento desse projeto cultural será híbrido (virtual e presencial) e contará com a vice-presidenta da Federação do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), Marlucia Paixão, que abordará sobre ‘O papel da mulher auditora fiscal tributária no atual contexto da sociedade brasileira’ e uma saudação da secretaria Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT, Junéia Batista.

 

No centro de Aracaju, o Cine Vitória fica localizado na Rua do Turista, ao lado da Praça da Catedral. Segundo a diretora de Comunicação do Sindicato do Fisco de Sergipe (Sindifisco/SE) Gilman Ramos, logo após a exibição do filme terá uma roda de conversa sobre a temática do drama, mediada pela coordenadora do Cine Vitoria, Rosângela Rocha. “Com o CineFisco/SE, de forma lúdica e nostálgica, nosso objetivo é promover reflexão e debates sobre assuntos políticos, econômicos e sociais; estimular a observação, a sensibilidade e a experiência estética de cada filme apresentado e ao mesmo tempo reaproximar a categoria, observando os protocolos do isolamento social em decorrência da pandemia”.

 

Com a pandemia, o acesso à sala do Cine Vitória será restrito às auditoras fiscais, por meio de pré-inscrição. "Também, serão observadas outras medidas preventivas como a apresentação da carteira de vacinação, com reforço da imunização para COVID-19 e uso de máscara”, divulga a diretora de Relações Intersindicais do Sindifisco/SE, Solange Silva.

 

A segunda sessão do CineFISCO/SE será na sede do Sindifisco, no dia 24 de março, às 16h30, com a exibição do filme: Libertem Ângela Davis (Shola Lynch /2014). Após o filme, a roda de conversa terá como tema ‘A luta da mulher por espaço de poder’, com a professora Fernanda Accorsi e será mediada pela professora Vera Núbia Santos.

 

  

Arrecadação de absorvente e apoio às mangabeiras

 

Das campanhas denominadas Elas p/ Elas para o mês comemorativo ao Dia Internacional da Mulher, as auditoras vão desenvolver a ‘Campanha de dignidade menstrual’, com o objetivo de arrecadar e doar pacotes de absorventes, e uma ação de apoio e solidariedade às produtoras e produtores de mangabas da Associação Padre Luiz Lemper, localizada no Bairro 17 de março, na capital sergipana.

 

“Os pacotes de absorventes serão coletados entre as próprias auditoras, destinados às mulheres em sistema prisional e mulheres em situação de moradia de rua. A meta é arrecadar cerca de 1.500 pacotes de absorventes”, explica Solange Silva.   

 

Entre as auditorias, os absorventes serão adquiridos ou por arrecadação de valores, por meio de Pix, ou por recebimento dos produtos. Urnas para recebimento dos absorventes estarão disponíveis na sede do Sindifisco, Cassind ou ainda no 1º andar da Sefaz no setor da Assessoria de Recuperação de Crédito (Asserc).

 

Já a campanha de apoio às famílias da Ocupação Mangabeiras, ameaçadas de despejo pela Prefeitura de Aracaju, tem como mote ‘Parem as máquinas! Deixe-nos abraçar as mangabeiras’. As auditoras estarão adquirindo camisas com o slogan da campanha, para postarem nas redes sociais no dia 8 de março.

 

 

Deliberações do Encontro de 2021

Os projetos para o mês de março do Sindifisco/SE foram idealizados e debatidos por um grupo de auditoras fiscais, a partir das deliberações do I Encontro de Mulheres Auditoras Fiscais, realizados no final do ano passado. O grupo é coordenado pelas diretorias de Comunicação Sindical e de Relações Intersindicais do Sindifisco/SE. Os projetos também foram apresentados e aprovados em reunião da diretoria da entidade sindical.