Comunicação-Notícias

Sindifisco, 09/03/2022

Primeira sessão do Cine Fisco reúne categoria e saúda o 8 de Março

O próximo filme “Libertem Ângela Davis”, será exibido no auditório do SINDIFISCO, no dia 24 de março, às 16h30 

 

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Sindicato do Fisco de Sergipe (SINDIFISCO/SE) lançou o projeto de cineclube, ‘Cine Fisco’, na tarde do dia 8 de Março, no Cine Vitória. Além de presenças na sala cinematográfica, auditores e auditoras puderam assistir virtualmente a primeira exibição do projeto, com o filme ‘Que horas ela volta’, de Anna Muylaert, 2015, que trata de conflitos e desigualdades da sociedade brasileira.

 

A próxima sessão do Cine Fisco será no auditório do sindicato no dia 24/03, às 16h30, com a exibição do filme “Libertem Ângela Davis”. A roda de conversa temática sobre a película será coordenada por professoras da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Fernanda Accorsi e Vera Núbia.

 

O evento híbrido foi aberto pelas diretoras de Comunicação e de Relações Intersindicais, respectivamente Gilman Ramos e Solange Silva e pelo presidente da entidade, José Antônio dos Santos.

 

Em seguida, por meio de vídeos enviados ao evento, duas lideranças nacionais mulheres saudaram as auditoras sergipanas pelo Dia Internacional da Mulher e fizeram exposição sobre temas relativos à questão das mulheres. A vice-presidenta da Federação do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), Marlucia Paixão, falou sobre ‘O papel da mulher auditora fiscal tributária no atual contexto da sociedade brasileira’ e a secretaria Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT, Junéia Batista fez uma intervenção sobre a luta mais geral das mulheres.

 

Salve Salve o Cine Vitória

Na capital sergipana, localizado na Rua do Turista, a história e importância do Cine Vitória foram destacadas pela coordenadora da sala cinematográfica Rosângela Rocha, que também coordenou a roda de conversa sobre o longa-metragem de Anna Muylaert.

 

Uma idealização coletiva das auditoras  

O projeto Cine Fisco foi elaborado coletivamente por um grupo de auditoras fiscais, coordenadas pelas duas secretarias sindicais ocupadas hoje por mulheres auditoras: Cleidionice Santos Lima, Ednar Gomes Araújo, Elvira Ramos da Silva, Erivânia Lúcia Barbosa, Maria Bernadette Feitosa e Rose Mary Alves da Costa.

 

Segundo as dirigentes sindicais, o objetivo central desse projeto é possibilitar o desenvolvimento de cidadã e cidadão críticos e conscientes através de apresentação de produções audiovisuais para as/os sindicalizadas/os do SINDIFISCO/SE e seus familiares. “Também tem como objetivos específicos, outros aspectos como, ampliar o espaço de lazer e de enriquecimento cultural, e incentivar a formação crítica e apreciativa por meio da linguagem cinematográfica do Fisco Estadual”, destacou Gilman Ramos.

 

o presidente do Sindifisco, José Antônio, Gilman Ramos e Solange Silva agradeceram a coordenadora do Cine Vitória, Rosângela Rocha, por ceder a sala cinematográfica para o lançamento do Cine Fisco. A direção do sindicato também parabenizou Rosângela pelas iniciativas que estão garantindo a sustentabilidade daquele importante espaço.

 

Intervenções

Gilman Ramos abriu o evento destacando o lançamento do Cine Fisco como “um dia de alegria e de reflexão acerca do que é ser mulher trabalhadora em Sergipe e no Brasil, com o lançamos das duas campanhas em solidariedade às mulheres e um projeto que revela a necessidade de reconhecer o valor das expressões artísticas na formação do ser humano integral”.

 

Solange Silva lembrou que o Dia Internacional das Mulheres foi comemorado em todo o país, ruas e redes sociais, para estimular a luta por um mundo com igualdade e respeito a todas as vidas. “E aqui, no Cine Vitória, a diretoria do SINDIFISCO aproveitou a data para pôr em prática uma das deliberações do nosso Primeiro Encontro de Auditoras Fiscais, que foi a ‘Proposta para incentivar a participação das auditoras na vida sindical e social’, afirmou.

 

Estão desvirtuando o 8 de Março

José Antônio destacou que o SINDIFISCO é sobretudo corporativista, “razão de existência" de qualquer entidade sindical. "Mas nos intervalos da luta corporativa, o SINDIFISCO também sabe congregar a sua categoria através da cultura. Já temos bimensalmente a Noite Musical (suspensa por conta da pandemia) e agora entra na pauta cultural, bimestral, o Cine Fisco", afirmou.

 

"O sindicato também não está de olhos fechados para os problemas que afligem à sociedade, com base nisso, as mulheres do SINDIFISCO estão levantando a campanha Dignidade às Mulheres, que não têm sequer dinheiro para comprar absorventes. Com base nesses princípios e linha de atuação e de luta iniciamos hoje no Dia da Mulher, o projeto Cine Fisco”, anunciou José Antônio.  

 

O sindicalista também afirmou que assim como “desvirtuaram o Natal, também estão desvirtuando o Dia da Mulher: esquecem que o dia da Mulher é de luta contra o machismo, luta pela igualdade. O Dia da Mulher não é dia de romantismo, dia de mandar flores: é dia de instigar o papel da mulher na sociedade e quanto ela é discriminada até hoje e até assassinada, fruto do machismo que está impregnado na sociedade”.  

 

Elas por Elas e Deixe-nos Abraçar as Mangabeiras

No evento de abertura do Cine Fisco, o sindicato lançou campanhas de solidariedade: ELAS por ELAS, a Campanha de Dignidade Menstrual, na qual pretende-se, no mês de março, adquirir 1.500 absorventes para doar às mulheres em situação de moradia de rua e às que se encontram em situação de privação de liberdade.

“Parem as máquinas! Deixe-nos abraçar as mangabeiras”, é o nome da segunda campanha solidária lançada pelo sindicato. Essa campanha traz o mote construído pelo Movimento de Direitos Humanos em Sergipe, de apoio às famílias extrativistas da reserva urbana de mangaba. O movimento apela para que o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, preserve o ecossistema ameaçado de extinção. A área serve de manutenção do ecossistema da cidade, além de ser o ganha pão de mais de 60 famílias. No turno da manhã do 8, Gilman Ramos e Solange Silva participaram do ato na Reserva das Mangabeiras.

Ascom SINDIFISCO/SE