Comunicação-Notícias

Sindifisco, 16/03/2022

Fonacate: leia o artigo 'Endividamento dos Servidores Públicos Brasileiros'

ReformaAdministrativa.png

 

“Os servidores públicos não escaparam à lógica de endividamento galopante, que atinge as famílias brasileiras e alimenta os ganhos rentistas pautados em juros aviltantes”

 

 

Do Caderno da Reforma Administrativa do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) de fevereiro, 2022, os estudiosos Miguel Bruno e Denise Lobato Gentil produziram o artigo ‘Endividamento dos Servidores Públicos Brasileiros: armadilhas da expropriação salarial impulsionada pelo próprio Estado’.

 

 

O texto procura demonstrar, com o uso de dados do Banco Central, que os servidores, envolvidos nesse contexto decadente do Estado, não escaparam à lógica de endividamento galopante, que atinge as famílias brasileiras e alimenta os ganhos rentistas pautados em juros aviltantes. O assédio dos bancos com novos produtos financeiros, as facilidades proporcionadas por plataformas digitais e aplicativos de celulares e, por fim, a queda e/ou insuficiência do poder de compra desses trabalhadores aceleraram o endividamento, tornando-os dependentes de custosos parcelamentos em cartões de créditos, empréstimos rotativos, cheque especial, empréstimo consignado e empréstimos pessoais. O resultado tem sido aumento preocupante da inadimplência, que produz efeitos sociais diferenciados ao atingir desigualmente os servidores por faixa de renda, afetando frontalmente os mais pobres e fragilizando a coesão da luta política no interior do funcionalismo.

 

Sobre os autores

Miguel Bruno é professor Pesquisador da Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas da ENCE/IBGE e das Faculdades de Ciências Econômicas da UERJ e da Mackenzie.

 

Denise Lobato Gentil é professora Pesquisadora Colaboradora da Pós-Graduação do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/IE/UFRJ).

 

Leia na íntegra o artigo, clicando AQUI.