Comunicação-Notícias

Sindifisco, 19/03/2022

Auditoras fiscais arrecadam absorventes para mulheres em situação de rua

dignidadeMestrual02.jpg

 

A 'Campanha de Dignidade Menstrual: Elas p/ Elas' foi lançada no Dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher

 

 

Com a 'Campanha de Dignidade Menstrual: Elas p/ Elas', as auditoras fiscais tributárias pretendem arrecadar 1.500 pacotes de absorventes destinados às mulheres em sistema prisional e mulheres em situação de moradia de rua. A campanha faz parte das atividades do mês de março, comemorativo ao Dia Internacional da Mulher.

 

Prioritariamente, a campanha está sendo desenvolvida entre auditoras e auditores da secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz).

 

Pontos de Entrega

“As pessoas interessadas em colaborar podem doar o produto ou valor financeiro, o qual será revertido para aquisição de absorventes.  O público a ser atendido são 80 mulheres em situação de moradia de rua e 220 mulheres, em regime fechado de privação de liberdade”, informa a diretora de Relações Intersindicais, Solange Silva.

 

Os pontos de entrega dos pacotes de absorventes são:  sede do Sindicato do Fisco de Sergipe (SINDIFISCO/SE), na recepção da Cassind e na sede da Sefaz.

 

Mulheres na direção sindical

As atividades que envolvem e mobilizam, especificamente, às mulheres do Fisco Estadual atendem ao programa que tem como objetivo ampliar a participação das auditoras na vida sindical, social e política. O programa foi construído coletivamente, durante o 1º Encontro das Auditoras Fiscais Tributárias.

 

Após alguns anos sem mulheres na Direção Executiva do sindicato, as atividades estão sendo organizadas por duas pastas comandadas por auditoras: Comunicação Sindical e Relações Intersindicais.

 

A diretoria de Comunicação Social, Gilman Ramos conta que o Encontro de Auditoras, além de mesas temáticas sobre a questão de gênero e atividades culturais, promoveu Grupos de Trabalho (GTs) sobre o que fazer para mobilizar e ampliar a participação das mulheres na ação sindical. “Após um dia todo de atividades, deliberamos um programa com metas para a gestão do SINDIFISCO/SE”, informa Gilman Ramos.

 

O evento que reuniu as filiadas do SINDIFISCO/SE e lideranças feministas estadual e nacional, aconteceu no dia 3 de dezembro de 2021. Os GTs foram coordenados por duas veteranas ativista convidas ao evento: Vanja Andrea (presidenta da União Brasileira das Mulheres -UBM) e Junéia Batista (dirigente Executiva da Internacional de Serviços Públicos).

Por Ascom SINDIFISCO/SE