Comunicação-Notícias

Sindifisco, 28/03/2022

Segunda sessão do CineFisco: nostalgia, cultura e bate-papo

20220324_165425.jpg
20220324_164754.jpg

 

Professoras da UFS se dizem “encantadas” com o cineclube, por estar “na contramão da lógica imediatista, instaurada no nosso país”

 

Na 2ª edição do projeto do cineclube, o CineFisco proporcionou novo encontro presencial e online de auditoras e auditores fiscais com a exibição do documentário ‘Libertem Ângela Davis’: documentário que retrata a vida de Ângela Davis, professora de filosofia nascida no Alabama, engajada na defesa dos direitos humanos. Em 1970, ela se tornou a mulher mais procurada dos Estados Unidos. Até hoje, Ângela é um símbolo da luta pelo direito das mulheres, dos negros e dos oprimidos.

 

 

A atividade aconteceu no auditório do sindicato e também foi transmitida pelo aplicativo Zoom. Durante a sessão, o sindicato distribuiu pipoca em vasilhas padronizadas com a marca do CineFisco.  

 

Na entrada do sindicato, os participantes doaram pacotes de absorventes para a Campanha de Dignidade Menstrual’, destinados às mulheres em situação de moradia de rua e às que se encontram em situação de privação de liberdade.

 

 

Professoras exaltam o CineFisco

Lançado no dia 8 de Março, no Cine Vitória, o projeto vem recebendo manifestações entusiastas e conta com a parceria do Sindicato do Fisco de Sergipe (Sindfisco/SE) e do cineclubista Lumière.

 

As duas professoras da Universidade Federal de Sergipe (UFS) convidadas para coordenar a roda de conversa temática, sobre o documentário ‘Libertem Ângela Davis’, parabenizaram a iniciativa.

 

A professora Fernanda Accorsi considerou a iniciativa do Sindifisco, em lançar um cineclube, como "muito interessante" e que segundo ela "vem na contramão da lógica imediatista, instaurada no nosso país". "O CineFisco traz para o ambiente sindical a prática ao deleite, promovendo atividades prazerosas, cultural e de formação política. Atividades com recorte de gênero, como as desenvolvidas neste mês, também mostram que o sindicato está também atento às populações mais vulneráveis, inclusive com a arrecadação de absorvente para mulheres em situação de rua. Ou seja, o Sindifisco entende que existe outros interesses que não para si, e não só para a categoria do Fisco”, destacou Fernanda Accorsi.

 

Já a professora Vera Núbia afirmou que “o CineFisco é uma ideia fantástica. A primeira que coisa a chamar à atenção é a galeria de ex-presidentes, um choque: todos homens. E em seguida, percebemos o acolhimento desse espaço que nos recebe para tratar de questões presentes e com recorte de gênero. Logo na entrada do CineFisco estava um repositório de pacotes de absorventes da Campanha contra a pobreza menstrual. E ainda assistimos um filme que mostra um processo de luta que a gente precisa se apropriar e tomar como modelo. Estou bastante entusiasmada com essas atividades, com o CineFisco é possível entender que qualquer forma de expressão é significativa para combater processo de adoecimento, a solidão e fortalecer a luta”,  

 

Abertura e considerações

A segunda sessão do CineFisco foi aberta pela diretora de Relações Intersindicais, do SINDIFISCO, Solange Silva, e em seguida o presidente do sindicato, José Antônio Santos saudou os participantes e convidados (as). O projeto Cine Fisco foi elaborado coletivamente por um grupo de auditoras fiscais, coordenadas pelas duas secretarias sindicais ocupadas hoje por mulheres: Cleidionice Santos Lima, Ednar Gomes Araújo, Elvira Ramos da Silva, Erivânia Lúcia Barbosa, Maria Bernadette Feitosa e Rose Mary Alves da Costa.

 

A diretora de Comunicação, Gilman Ramos fez uma intervenção sobre a importância do projeto CineFisco. “É com imensa alegria que exibimos a segunda sessão do projeto CineFISCO, idealizado e construído pelas mulheres no 1o encontro de mulheres auditoras tributárias de Sergipe, cujo objetivo é disseminar conhecimento crítico da nossa realidade a partir da sétima arte. Nessa perspectiva, contamos com a participação de intelectuais e pessoas com experiência nos diversos temas a serem abordados nos filmes aqui exibidos”, disse a diretora.

Gilman Ramos afirmou que “o objetivo é de que os sindicalizados, familiares e pessoas da comunidade, sejam aqui acolhidos para esse momento de comunhão, de discussão e de busca constante de crescimento pessoal e coletivo”.

 

Ressaltou ainda que “o momento em que vivemos exige união, organização e ampliação de consciência de classe”. Afirmou ainda que “o avanço da valorização do capital, do regime que menospreza o ser humano, bem como o negacionismo de valores humanitários constantemente propagados e disseminados de forma galopante no Brasil e no mundo, demonstram o quanto é urgente a união da classe trabalhadora”.

 

Ao agradecer a presença dos colegas na sessão, Gilman afirmou que “desejamos que todas e todos os presentes percebam a importância da atuação política e sindical que temos e que participe ativamente do fortalecimento da democracia do país e da construção de uma sociedade pacífica, equânime, justa e melhor para todas e todos”.

 

Em breve, o sindicato vai disponibilizar os vídeos das sessões do Cinefisco.