Comunicação-Notícias

Sindifisco, 12/04/2022

Fenafisco e entidades elaboram projeto tributário para apresentar a candidatos

Fenafisco e entidades parceiras elaboram projeto tributário para apresentar aos presidenciáveis 2022

Dirigentes da Fenafisco se reuniram  com representantes da Associação Nacional dos Auditores da Receita Federal do Brasil (Anfip), do Sindifisco Nacional, e com o economista, Eduardo Fagnani, para discutir as diretrizes de elaboração conjunta do Projeto Presidenciáveis – um documento que visa reunir propostas, com sugestão de leis para modificar o sistema tributário nacional, com foco na progressividade e justiça fiscal. 

A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção dos presidenciáveis para a necessidade de reforma na legislação brasileira, hoje responsável pela regressividade tributária, e concentração de renda.

O Projeto, que contará com a coordenação técnica do professor de Economia da Unicamp, Eduardo Fagnani, deverá ter como base, as premissas dos projetos: Reforma Tributária Solidária e Tributar o Super-Ricos, ambos encampado pela Fenafisco e entidades parceiras, com vistas a reduzir as desigualdades e corrigir as falhas no sistema de impostos.

Para a Fenafisco, a iniciativa é um importante instrumento, na tentativa de sensibilizar e conscientizar os políticos a assumirem como compromisso de campanha, a promoção de uma reforma tributária ampla, solidária e progressiva, para tornar o país mais justo.

Pelo Fenafisco participaram os diretores Francelino das Chagas Valença Junior (Formação Sindical e Relações Intersindicais), Celso Malhani de Souza (Administrativo e Financeiro) e Glauco Honório (Projetos Especiais).

Já pela Anfip, estiveram presentes o presidente da entidade, Vilson Romero, além dos vice-presidentes Gilberto Pereira (Estudos e Assuntos Tributários) e Crésio de Freitas (Assuntos Fiscais), a diretora de Estudos, Planejamento e Projetos da Fundação ANFIP, Nilza Garutti.

Também participaram, pelo Sindifisco Nacional, o presidente, Isac Moreno Falcão Santos, e os diretores Luiz Cláudio de Araújo Martins (Administração e Finanças), Dão Real Pereira dos Santos (Relações Internacionais e Intersindicais), Maria de Lourdes Nunes de Carvalho (Estudos Técnicos) e Floriano Martins de Sá Neto (Assuntos Parlamentares).