Comunicação-Notícias

Sindifisco, 09/11/2022

Palestra aponta desafios para a economia e governabilidade no pós eleição

Nassif-scaled.jpg

 

No 19º Conafisco, Nassif destaca o Fisco como um dos principais protagonistas na retomada da política econômica do país, por meio do fortalecimento das contas públicas

 

 

O jornalista Luís Nassif proferiu palestra nesta terça-feira (8/11), durante a programação técnica do 19º Congresso Nacional do Fisco Estadual e Distrital – Conafisco, oportunidade em que fez uma ampla análise da conjuntura política e econômica, elencando como principais desafios nacionais, a reunificação do Estado, (atualmente dividido e polarizado) e o enfrentamento à fome e à miséria.

 

Segundo ele, a gradativa desmoralização da chamada democracia liberal, motivou ondas de ataques às eleições, fortemente influenciadas por interesses econômicos, não apenas no Brasil, mas também nos Estados Unidos e Europa, tendo como resultado as tentativas de redução do Estado, a demonização do funcionário público, e os múltiplos ataques a toda forma de tributação e regulação, para consolidar os anseios de grupos de bilionários.

 

Em sua análise Nassif destacou o Fisco como um dos principais protagonistas na retomada da política econômica do país, por meio do fortalecimento das contas públicas, atuando como força motriz junto a outros setores designados a impulsionar a economia.

 

“Vocês vão desempenhar um importante papel na próxima etapa política que vai exigir a reconstrução do país. Não será um governo do PT e sim um governo com arcos de alianças. Combater a fome e a miséria é uma questão civilizatória. Esse é o primeiro ponto. O segundo ponto será o uso das estatais para induzir o desenvolvimento”.

 

 COMBATE À DESINFORMAÇÃO

 

Nassif trouxe à reflexão o impacto negativo do uso das redes sociais como máquina de manipulação de dados e opiniões.

 

“Ao longo dos últimos pleitos a militância digital, impulsionada pela polarização política, atua desarticulando todo o mercado de informações, disseminando notícias falsas e um discurso de ódio capaz de desestruturar a democracia, os conceitos, regulações e valores. Enfrentar essa questão também é um desafio”, afirmou.

Fonte: Portal da Fenafisco