Nos orgulharmos dessa nossa missão e mantemos acesa a luta pela valorização do Fisco
No Estado de Sergipe, instituído por Lei Estadual nº 6.027 de 10/11/2006, o dia 17 de Janeiro comemora-se o Dia do Auditor Fiscal Tributário.
Enquanto servidoras e servidores públicos estaduais, exercemos profissionalmente uma atividade essencial e fundamental na promoção de um Estado e de uma sociedade em que os cidadãos possam ter assegurados os direitos essenciais a uma vida digna e a oportunidades de pleno desenvolvimento, em todos os sentidos.
E por isso mesmo, ao Fisco foi conferida rara priorização constitucional, para o desempenho de suas funções. O artigo 37, inc. XXII, da Constituição Federal, preconiza que as administrações tributárias são atividades essenciais ao funcionamento do Estado e devem ser exercidas por servidores de carreiras específicas, dispondo de recursos prioritários para a realização de suas atividades e atuando de forma integrada.
Assim, para comemorarmos o Dia 17 de Janeiro, propormos aos colegas a reflexão sobre a nossa profissão e sobre a importância da modernização fazendária, o que passa necessariamente pelo reconhecimento e valorização dos serviços prestados por essa categoria profissional, cujo resultado crescente da arrecadação, tem demonstrado a sua dedicação em prol do Estado, e, especialmente, da sociedade para a qual é revertida, sob a forma de serviços públicos, os tributos pagos por ela.
Nos orgulharmos dessa nossa missão e mantemos acesa a luta pela valorização do Fisco.
A Diretoria do SINDIFISCO/SE
*Aracaju, 17 de janeiro de 2023*