Comunicação-Notícias

Sindifisco, 13/03/2023

Novos auditores e auditoras fiscais se filiam ao SINDIFISCO/SE

335281467_177475878427699_6819473430723584717_n.jpg
site-01.jpg

 

Secretária Sarah Andreozzi prestigia a recepção do sindicato aos novos (as) integrantes do Fisco estadual

 

Em um almoço histórico, o Sindicato do Fisco de Sergipe (SINDIFISCO/SE) conquistou a filiação de todos os novos auditores e auditoras fiscais tributários da Secretaria da Fazenda de Sergipe (Sefaz) presentes no evento, que aconteceu nesse sábado (11/03), no Espaço MultiEventos do sindicato. O almoço foi prestigiado pela secretária da Fazenda, Sarah Andreozzi; pela superintendente da Receita Estadual/Sefaz, Silvana Maria Lisboa e pela diretora do Sindat, Anadja Indaya.

 

 

“Estamos recepcionando essa turma desde o momento da realização da prova do concurso público até a cerimônia de posse. O Sindicato vem estimulando a filiação para fortalecer a nossa entidade”, destacou o presidente do SINDIFISCO/SE, José Antônio.

 

Além de José Antônio, os diretores do Sindicato Sérgio Cardoso de Oliveira Matos (Jurídico), Solange Maria Silva (Relações Intersindicais), Francisco Rezende (Política Social), Márcio Santa Rosa (Administrativo), José Dantas (Aposentados) e a presidenta do Conselho Fiscal, Marta Assis também deram as boas-vindas aos novos integrantes do Fisco de Sergipe.

 

 

O almoço que culminou com as novas filiações acontece em meio ao movimento pelo restabelecimento da dignidade salarial ao Fisco de Sergipe, que tem a menor remuneração dos Fiscos Estaduais e Distrital.

 

 

Sobre as demandas do SINDIFISCO/SE, Sarah Andreozzi, destacou que ela é servidora pública e por isso entende como importante estar presente em evento que reuniu o sindicato e novos servidores. “O papel do sindicato é trazer as demandas da categoria e o nosso é o de ouvir, de conciliar e ver o que podemos fazer na medida do possível para garantir melhorias na vida dos servidores”, afirmou Sarah Andreozzi.

 

Novatos x filiação ao sindicato

Em entrevista para o site do SINDIFISCO/SE, os novatos e novatas do Fisco estadual demostraram entusiasmo e ressaltaram a importância da filiação sindical. A faixa etária média dessa turma de 46 auditores (as) é jovem, 28 anos. E desses, têm 12 auditoras recém-chegadas.    

 

O mais velho desses recém-empossados na Sefaz é Daniel Cerqueira, com 51 anos e três filhos. Segundo ele mesmo, estava “velho e caro” para o mercado de trabalho. Ele abandonou tudo e voltou para “casa dos pais” para estudar. “Sou formado em Direito e fiz toda a minha carreira na academia (professor e gestor universitário) no setor privado. Estava velho e caro para o mercado, então tive de abandonar tudo para estudar para concurso e decidi me recolher. Nesses últimos dois anos e três meses, estudei como se essa fosse a minha profissão. Nesse processo rolou um divórcio. Voltei para casa de meus pais. Estudei principalmente para dar uma segurança para meus filhos”, desabafa Daniel Cerqueira, agora feliz com o resultado do esforço.

 

Quanto ao papel do sindicato, Daniel entende que “é o instrumento por excelência” da representação de luta de qualquer categoria. “A gente não é nada sozinho. A filiação ao sindicato é algo natural”, destaca o novo auditor da Sefaz.

 

Sindicato em defesa da sociedade     

Bruna Vieira Barbosa estava trabalhando na Receita Federal de Pernambuco, desde 2009, atuando na área técnica administrativa. Ela é uma das 12 auditoras a tomar posse na Sefaz. Bruna disse que acompanha e respeita as ações do SINDIFISCO/SE antes mesmo de “querer ser” auditora fiscal. “O sindicato para mim tem importância fundamental. Enquanto servidor público, ao longo dessa nossa jornada, vamos nos deparar com várias situações e é o sindicato que vai nos dar suporte, dar retaguarda, para as soluções de problemas coletivos. Também considero os sindicatos como espaços de confraternização das categorias. Além disso, entendo que o sindicato para além de lutar por sua categoria também tem de lutar por sociedade mais justa. E nesse aspecto, eu tenho admiração e acompanho as ações do SINDIFISCO/SE, antes mesmo de querer ser auditora fiscal. Essa é uma entidade que consegue fazer um diálogo com outros setores visando o melhor para a sociedade”, disse Bruna Vieira.

 

Por ASCOM do SINDIFISCO/SE