Comunicação-Notícias

Sindifisco, 16/03/2023

Sessão de cinema movimenta sede do SINDIFISCO

Abertura-Solange.jpg
Flavia-0001.jpg

 

Ao completar um ano, o Cinefisco projeta filme da década de 70 que aborda sobre o feminismo

 

Na véspera do feriado do Aniversário dos 168 anos de Aracaju, a sala de cinema alternativa do Sindicato do Fisco de Sergipe (SINDIFISCO/SE), o Cinefisco projetou um clássico da década de 70 que aborda o feminismo: ‘Uma Canta, A Outra Não’, da cineasta Agnès Varda.

 

A sala de cinema foi prestigiada por auditoras, auditores, pensionistas do Fisco estadual e ainda por personalidades, lideranças sindicais e sociais. O presidente e diretores do SINDIFISCO/SE, respectivamente, José Antônio, Marcio Santa Rosa e Solange Silva, José Luis Nogueira e Gilman Ramos (online) agradeceram as presenças.

 

Dos visitantes, assistiram ao filme a vereadora Sônia Meire (Psol); secretária da Mulher do Sindicato dos Bancários, Rosangela de Jesus; a presidenta da União Brasileira das Mulheres, Maria da Pureza Sobrinha; a representante da Associação das Catadoras de Mangadas Padre Luis Lemper, Gilzenira Rodrigues de Lima e a economista do Dieese, Flávia Rodrigues.

 

Missão da sala de cinema

Na abertura do evento, a diretora de Relações Intersindicais do SINDIFSCO/SE, Solange Silva lembrou que o Cinefisco comemora o primeiro ano. Com a parceria do SINDIFISCO/SE com o cineclubista Lumière, o projeto foi inaugurado no Cine Vitória, como parte das comemorações ao Dia Internacional da Mulher. “Esse projeto nasceu de uma das proposições do I Encontro das Mulheres do Fisco de Sergipe e tem como missão promover conversas coletivas de temas relevantes na sociedade por meio da 7a arte, o cinema , uma vez que entendemos a arte como um exercício de resistência contra todas as formas de opressão”, destacou Solange Silva.

 

Roda de Conversa

Nesta 5ª sessão, após a exibição do ‘Uma Canta, A Outra Não’, o sindicato (como de costume) promoveu uma roda de conversa sobre o longa-metragem e sobre a  realidade atual das mulheres no Brasil, que teve como facilitadora a economista Flávia Rodrigues. A biografia resumida de Flávia Rodrigues foi destacada pela auditora Rosemeire Alves da Costa.  

 

 

Retrospectiva do CineFisco

 

Veja abaixo uma retrospectiva das cinco sessões do Cinefisco (filmes e as facilitadoras das rodas de conversas):

 

Dia 08/03/2022– O SINDIFISCO/SE lançou o projeto cineclube, CineFISCO, na sala de cinema do Cine Vitória na Rua do Turista, em Aracaju. A primeira sessão teve a exibição do filme ‘Que horas ela volta’, de Anna Muylaert, que trata de conflitos e desigualdades da sociedade brasileira.
A facilitadora da roda de conversa foi a coordenadora do Cine Vitória, Rosângela Rocha. A então vice-presidenta da Fenafisco, Marlucia Paixão e a secretaria da Mulher Trabalhadora da CUT, Junéia Batista enviaram vídeos saudando a iniciativa.
 
Dia 24/03/2022 – Na 2ª edição, o CineFISCO exibiu o documentário ‘Libertem Ângela Davis’, um documentário que retrata a vida da ativista de direitos humanos, Ângela Davis, professora de filosofia nascida no Alabama.
A roda de conversa sobre o longa-metragem foi coordenada pelas professoras da UFS Fernanda Accorsi e Vera Núbia.
 
Dia 01/04/2022 – A 3ª edição do CineFISCO teve a exibição do filme ‘Cabra-cega’, de Tony Venturi, que retrata os difíceis anos 70: a censura, ignorância torturas e assassinatos promovidos pela Ditadura Militar.
A roda de conversa sobre o filme teve como convidada a professora da UFS, Adriana Mendonça Cunha.  
 
Dia 28/07/2022 – Na 4ª edição, o CineFISCO apresentou o documentário “Cubanas: mulheres em revolução”, dirigido por María Torrellas, que recupera a memória da participação das mulheres no processo revolucionário cubano, na posterior conquista de seus direitos.
Após a exibição, a roda de conversa sobre o filme e sobre o status atual do feminismo, contou com a assistente Social, quilombola, ativista social, Zenaide da Silva Sandres.