Comunicação-Notícias

Sindifisco, 16/06/2023

Ganha força a luta pela revogação da lei que desmonta o Ipesaúde

ZeAntonio-00000.jpg

SINDIFISCO/SE participa do ato que reuniu dezenas de sindicatos no Palácio de Despachos

 

Ganha força a luta da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB/SE), CUT e sindicatos do serviço público contra o desmonte do Ipesaúde. Os sindicalistas estão realizando uma série de atividades, como forma de reagir às medidas de desmonte do Ipesaúde. Exigem a revogação da Lei estadual, que pretende reestruturar o Instituto retirando direitos dos servidores e seus dependentes e põe em risco a continuidade do próprio Ipesaúde. O governo estadual conseguiu aprovar essa lei (PL 220/2023), na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), no último dia 1º de junho.

 

Esta semana, as centrais e sindicatos realizaram uma manifestação, em frente ao Palácio dos Despachos. O ato aglutinou dezenas de servidores e servidoras, que também criticaram a redução salarial imposta pela administração estadual.

 

O presidente do Sindicato do Fisco de Sergipe (SINDIFISCO/SE), José Antônio participou do ato no Palácio dos Despachos, para se solidarizar com luta dos servidores, e afirmou que do SINDIFISCO/SE, 26 auditores (as) são usuários (as) do Ipesaúde.

 

José Antônio também destacou que o PL do governo estadual traz em si a lógica privada do plano de saúde, com limites de exames, de consultas e de tratamentos. “O Ipesaúde é uma autarquia e não pode estar sob comando de uma lógica privada. A lógica do Ipesaúde é a lógica da prestação de saúde aos servidores, que prestam o serviço público à população sergipana. Ora, como o servidor vai prestar um bom serviço se ele não tem uma boa saúde?”.

 

Sindicatos presentes

Na manifestação estavam várias lideranças sindicais de entidades como: Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica de Sergipe (Sintese); Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos de Sergipe (Sintrase); Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa); Sindicato dos Enfermeiros de Sergipe (Seese) e ainda representantes do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) e do Dieese/SE.

 

Nova agenda

No próximo dia 22 de junho, está prevista uma nova manifestação contra a destruição do Ipesaúde e contra a redução salarial dos servidores do Estado.

Os sindicalistas pretendem realizar uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), para tratar do tema do ‘rombo no Ipesaúde’ (data a ser definida). Ainda da agenda, no dia 5 de julho está programado o ‘Abraço ao Prédio do Ipes’.

 

Por Ascom do SINDIFISCO/SE