Comunicação-Notícias

Sindifisco, 14/07/2023

Alese aprova Pls de alteração do Finate da Secretaria da Fazenda

20230713_101932.jpg

Auditores e auditoras acompanharam a votação dos projetos, que aconteceu no último dia 13/07

 

Auditoras e auditores fiscais tributários acompanharam a votação na  Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) dos projetos de lei (BESF e BAP), os quais trazem nova sistemática de alteração do pagamento do denominado Fundo de Incentivo à Arrecadação Tributária Estadual (Finate) e progressão salarial de auditores e auditoras recém-empossados na Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz/SE). Os projetos foram aprovados no último dia 13/07.

 

Debates e negociações

 

Fruto de várias rodadas de negociações entre a direção do SINDIFISCO/SE e a secretária da Fazenda, Sarah Tarsila Andreozzi, as propostas contidas nos Pls para à substituição do Finate foram aprovadas em assembleia da categoria, realizada no dia 23/05. As negociações duraram cerca de três meses (fevereiro a abril de 2023). O assunto em si é um debate complexo, porque envolve diversas particularidades dos grupos ocupacionais do Fisco.

 

Durante as negociações, o sindicato convocou diversas reuniões do Conselho de Representantes e assembleias extraordinárias para discutir as dificuldades e avanços nas propostas apresentadas pela Sefaz.

 

No dia da votação na Alese, o presidente do Sindicato do Fisco de Sergipe (SINDIFISCO/SE), José Antônio concedeu entrevista à imprensa. “Nessa nova sistemática para alteração do pagamento do Finate, parte dos auditores (as) terá ganho imediato, uma outra parte não terá ganho nenhum e um grupo de cerca de 150 auditores (aqueles que participam diretamente da autuação fiscal/aplicação de multa), nesse primeiro momento, terá redução salarial”, ressalta José Antônio.

 

Sobre as particularidades na mudança do Finate entre os diversos grupos de auditores(as) da ativa, aposentados e pensionistas,  José Antônio explicou que a categoria apoiou os Pls e tem a expectativa de que essa nova produtividade do Finate a ser regulamentada na Sefaz, possa igualar a produtividade para todos os grupos da ativa da categoria e que os aposentados e pensionistas tenham a paridade respeitada. “Ou seja, aguardamos que a nova sistemática da produtividade não traga prejuízo para nenhum servidor da Sefaz, que nenhum colega sofra a redução salarial e que seja paga a integralidade para os aposentados e pensionistas”, afirmou José Antônio.

 

Ascom do SINDIFISCO/SE