Comunicação-Notícias

Sindifisco, 29/08/2023

Comitiva do SINDIFISCO/SE participa do Fórum Internacional Tributário – FIT 2023

Comitiva-02.jpg

“O FIT 2023 acontece em um momento oportuno e forneceu subsídios, para que os operadores da administração tributária possam interferir dentro do Congresso Nacional para que tenhamos um sistema tributário mais justo neste país”, afirma José Antônio

 

Uma comitiva do Sindicato do Fisco de Sergipe (SINDIFISCO/SE) está participando da terceira edição do Fórum Internacional Tributário – FIT 2023, que acontece no Complexo Brasil 21, em Brasília.

 

O evento foi uma iniciativa conjunta da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip), Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) e do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional), com apoio da Federação Nacional dos Auditores e Fiscais de Tributos Municipais (Fenafim) e do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal.

 

As entidades organizadoras e apoiadoras do evento defendem a tese de que a reforma tributária precisa se converter em uma ferramenta fundamental para o enfrentamento às desigualdades sociais e para a promoção da justiça fiscal no Brasil. A abertura do evento aconteceu no último dia 28 e termina nesta quarta-feira (30).

 

Na defesa da “Reforma Tributária Solidária, Justa e Sustentável”, os organizadores do FIT 2023 estão reforçando a tese de que a reforma tributária brasileira deve ser ampla, visando não apenas a eficiência econômica, mas também a redução das desigualdades. Seu cerne é a redistribuição das bases de incidência dos tributos, reduzindo-se os que incidem sobre o consumo e a folha de pagamentos e ampliando-se os que incidem sobre as altas rendas e a riqueza.

 

O presidente do SINDIFISCO/SE, José Antônio destacou que o FIT 2023 acontece em um momento oportuno e forneceu ‘subsídios para que os operadores da administração tributária possam interferir dentro do Congresso Nacional’ para a reforma produza um sistema tributário mais justo neste país.

 

Além de José Antônio, da Diretoria do SINDIFISCO/SE participam do FIT 2023 os diretores Márcio Santa Rosa, Sergio Cardoso, Francisco de Rezende e a diretora Solange Silva.  

 

“O Fórum Internacional Tributário reúne operadores da administração tributária (federal, estadual e municipal), para discutir e conhecer diversos sistemas tributários do mundo, seja no aspecto da tributação da renda, do patrimônio e do consumo. Foi pertinente a edição do FIT 2023, porque estamos vivendo no Brasil uma profunda reforma no imposto sobre o consumo, que congrega ICMS, IPI, ISS, PIS e COFINS. Então é oportuna essa discussão, porque ela pode servir de subsídios baseado nas experiências internacionais para que os operadores da administração tributária possam dentro do Congresso Nacional interferir no processo e de alguma forma trazer aquilo que tem de melhor nos modelos internacionais. A discussão que também aqui foi central é a questão do imposto sobre a renda e patrimônio, o governo federal está anunciando que assim que for aprovada a reforma do imposto sobre o consumo a próxima reforma será sobre o imposto sobre a renda e patrimônio. O FIT 2023 permitiu conhecer ideias progressistas nessa área, no sentido de que quem tem mais paga mais e que tem menos paga menos ou não paga nada. Nesses dias conhecemos experiências de experts internacionais em tributação que apresentaram modelos de diversos países, o que serve de conhecimento para que nós enquanto agentes da administração tributária possamos interferir nos processos legislativos, para que nós tenhamos um sistema tributário mais justo neste país, seja do ponto de vista da tributação do consumo, seja do ponto de vista principalmente da tributação sobre a  renda e o patrimônio”, afirmou José Antônio.

 

Por Ascom SINDIFISCO/SE