Uma data para reafirmar a identidade cultural e valorizar as raízes do povo sergipano
A Diretoria do Sindicato do Fisco de Sergipe (SINDFISCO/SE) saúda as auditoras, auditores fiscais tributários e pensionistas do Fisco Sergipano pela passagem do Dia da Sergipanidade.
O Dia da Sergipanidade (24 de outubro) é uma data criada para celebrar a cultura, a história, as tradições e aos saberes e fazeres que caracterizam a identidade do povo sergipano.
Aprovada na Assembleia Legislativa de Sergipe, a Lei nº 8.601/2019, institui o dia 24 de outubro como “Dia da Sergipanidade”. O objetivo é reafirmar a identidade cultural de um povo, destacando hábitos, costumes, práticas, crenças, valores e saberes, despertando nos sergipanos, o amor pela própria cultura. Das manifestações folclóricas de Sergipe se destacam o Reisado, Chegança, Parafuso e demais elementos que representam nossa cultura popular.
Em Aracaju, o 'Dia da Sergipanidade' será celebrado nesta terça-feira, 24 de outubro com semana de shows, exposições e praça iluminada. Entre 24 e 29 de outubro, a praça Fausto Cardoso, localizada no Centro de Aracaju, ganha uma cidade cenográfica com barracas que irão expor as particularidades de todas as regiões de Sergipe.
A abertura da programação começa nesta segunda-feira (23), às 18h, com show de Chiko Queiroga e Antônio Rogério.
Shows musicais, apresentações de grupos folclóricos, performances de dança, entre outros, acontecem na Rua São João e no Centro de Criatividade, nos dias 23 e 24 de outubro.
Confira a programação:
A abertura da programação começa nesta segunda-feira (23), às 18h, com show de Chiko Queiroga e Antônio Rogério na Praça Fausto Cardoso.
23/10 - Segundona da Sergipanidade
Local: Rua São João - Bairro Industrial
18h - Karmem Korreia
19h - Lançamento dos editais da Lei Paulo Gustavo e resultado da Lei dos Mestres
19h30 - Grupo Peneirou Xerém
20h - César Leite e a Boneca Genoveva
20h15 - Quadrilha Século XX
21h - Erivaldo de Carira
24/10 - Dia da Sergipanidade
Local: Centro de Criatividade - Rua Dom Bôsco, 119-149 - Bairro Cirurgia
18h - Pilão de Pife e Mestre Saci
19h - Papudo Gil (part. Alberto Marcelino)
20h - Afoxé de Preto
21h - Zabumbadores de Vó Lourdes
22h - Descidão
Cidade cenográfica na praça Praça Fausto Cardoso iluminada
— Foto: Reprodução/Fecomércio