Às vésperas do Dia Internacional das Mulheres, dia 7 de março (quinta-feira), às 15h, a Diretoria de Promoção da Igualdade de Gênero e Raça do Sindicato do Fisco de Sergipe (Sindifisco/SE) realizará a 7ª edição do CineFisco, com o longa-metragem “Meu Nome é Gal”, da cineasta Dandara Ferreira. O filme será exibido no auditório do Sindifisco/SE, localizado na Rua Jornalista João Batista de Santana, nº 1914, no Bairro Coroa do Meio. A 7ª edição do CineFisco faz parte da Agenda do Mês de Março do Sindifisco/SE.     

Roda de Conversa

Após a exibição do filme, a Roda de Conversa sobre o longa-metragem será mediada pela jornalista e produtora cultural, Solange Gomes, a Sol. No encerramento da atividade, o Sindifisco/SE ofertará para os participantes um coffee break.

Há 37 anos, Solange Gomes é responsável por parte dos grandes espetáculos que aconteceram no solo sergipano. Em 1986, ao lado da também produtora cultural Esmeralda Souza (Mel), a M&S Produções estreou na produção cultural de Aracaju com espetáculo ‘O Rei do Baião, Luiz Gonzaga’ e seguiu realizando com grandes shows musicais, espetáculos teatrais e de dança. Um detalhe importante, Sol produziu os dois últimos shows de Gal Costa, em Aracaju, e conhece a cineasta Dandara Ferreira.  

Da parceria do Sindifisco/SE com o cineclubista Lumière, o projeto da sala de cinema, CineFisco foi inaugurado no Cine Vitória, como parte das comemorações ao Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março de 2022.

Sinopse

Título: Meu Nome é Gal’ (Original)

Ano produção: 2023

Direção: Dandara Ferreira Lô Politi

Duração: 87 minutos

Classificação: Não recomendado para menores de 16 anos

‘Meu Nome é Gal’ é uma cinebiografia da cantora ícone da MPB Gal Costa (interpretada por Sophie Charlotte). O filme acompanha a trajetória de Maria da Graça Costa Penna Burgos antes de se tornar a famosa cantora. Sempre tímida quando criança, Gal decidiu se arriscar na vida e se mudar para o Rio de Janeiro aos seus 20 anos de idade. A cantora acaba encontrando amigos como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil e Dedé Gadelha, que acompanham os primeiros passos de Gal na música profissional no final da década de 1960. O movimento Tropicália e exílio de Gil e Caetano durante a Ditadura Militar são episódios retratados no longa.

Biografia: Solange Gomes, 37 anos de produção cultural

Baiana de nascimento, aracajuana e sergipana por direito, concedido pela Assembleia Legislativa de Sergipe e pela Câmara de Vereadores, Solange Gomes (a Sol) é patrimônio da gente sergipana. Há 37 anos, Solange Gomes é responsável por parte dos grandes espetáculos que aconteceram no solo sergipano. Em 1986, ao lado da também produtora cultural Esmeralda Souza (Mel), a M&S Produções estreou na produção cultural de Aracaju com espetáculo ‘O Rei do Baião, Luiz Gonzaga’ e seguiu realizando com grandes shows musicais, espetáculos teatrais e de dança. Um detalhe importante, Sol produziu os dois últimos shows de Gal Costa, em Aracaju, e conhece a cineasta Dandara Ferreira.

Solange Gomes dos Santos nasceu na cidade de Itabuna (BA); filha de Maria José dos Santos Gomes e Frederico de Carvalho Gomes. Desde 1986 trabalha como produtora de eventos culturais, realizando shows com os principais artistas brasileiros, como Cássia Eller, Gilberto Gil, Marina Lima, João Bosco, Danilo Caymmi, Artur Moreira Lima. Realizou excursões no Brasil com Baden Powell, Nana Caymmi, Joyce, Selma Reis. Vale registrar um capítulo à parte quando o Teatro Tobias Barreto (TTB) recebeu por suas mãos, Bibi Ferreira cantando Frank Sinatra, teatro musical com a diva Bibi.

Na área teatral, nos presenteou com peças como: Rei Lear, com Paulo Autran; O Submarino, com Miguel Fallabela; Querida Mamãe, com Eva Wilma; Gaiola das Loucas, com Jorge Dória; Confissões de Adolescente, com Gabriela Duarte e Maria Mariana. Solange não se restringe a realizar produções teatrais em Sergipe, também fez turnês com as peças: Querido Mentiroso com Sérgio Brito e Natália Timberg e Amigos Para Sempre com Tônia Carreiro; Friziléia com Elizabeth Savalla; Cócegas com Ingrid Guimarães e Heloísa Périssé; As Centenárias com Marieta Severo e Andréa Beltrão.

Na dança registro o Balé do Teatro Castro Alves, Companhia de Antônio Nóbrega, Companhia Argentina de Dança Rosito di Carmine, o Balé Débora Colker, Balé Imperial da Rússia, Cia. Antônio Marques da Espanha, Balé Stagium, Balé de Cuba, Balé de Montreal. Projetos Culturais: “Agosto Para Todos”, “Projeto Seis e Meia” e “Projeto Universidade Para Todos” da UFS, além da Assessoria na Fundação Cultural Cidade de Aracaju – Funcaju.

Na produção de Festas Populares, tem o Forró Caju e Carnaval Municipal de Aracaju, Festa da Laranja, Dia da Cidade de Aracaju e reabertura do Conservatório de Música de Sergipe; Lançamento do livro “Contos de Amor e Morte” de Carlos Roberto da Silva, o filme “O Dia da Caça” e vernissage do artista plástico cubano, Miguel Ordoqui. Também produziu o Congresso Estadual do Sindicato Nacional dos Aposentados da Bahia, o I Congresso Regional de Oficiais de Justiça e Forró da OAB 2009. Realmente uma produtora que exerce seu ofício com maestria e alegria. O último show realizado antes da pandemia foi o de Gal Costa 75 anos, a cantora retornou esse ano, com o show ‘As várias pontas de uma estrela’ sempre com ingressos esgotados no TTB. Em 2022, após vários trabalhos realizados com Laís Maciel, a dupla fundou a Sollá Produções Artísticas e segue realizando espetáculos de qualidade em Aracaju e Sergipe.

———-

Fonte: Sindifisco/SE

Foto: Ascom