Comunicação-Notícias

Sindifisco, 01/05/2024

1º de Maio é de Luta e de reflexão!

DiaTrabalhador-01.png

 

Hoje, Dia Internacional dos Trabalhadores é dia de lutar, rememorar e manter o espírito de unidade aceso para encontrar saídas para os desafios atuais

 

 

 

A Diretoria do Sindicato do Fisco de Sergipe (SINDIFISCO/SE) saúda a classe trabalhadora pela passagem do Dia 1º de Maio, Dia Internacional dos Trabalhadores.

 

É histórica e atual a luta dos trabalhadores e trabalhadoras por direitos e dignidade. Por isso mesmo é fundamental rememorar essa data:

 

Em 1886, operários de Chicago, nos EUA, realizaram uma greve geral por melhores condições de trabalho e pela redução da jornada para oito horas diárias. Na época, algumas empresas chegavam a ter absurdas 17 horas diárias de trabalho. A greve foi violentamente reprimida. Três operários foram assassinados e cinco foram presos e condenados à morte. Um deles, Louis Lingg, se suicidou na prisão. Outros quatro foram enforcados: Albert Parsons, Adolfo Fischer, George Engel e August Spies. E para reverenciar a memória dos mártires de Chicago, em 1889 a Internacional Socialista aprovou a data de 1º de Maio como Dia Internacional dos Trabalhadores.

 

Na atualidade, pelo sexto ano consecutivo, mais uma vez, o sindicalismo brasileiro realiza o 1º de maio unificado. Entre as pautas prioritárias estão a defesa de empregos decentes, contra a precarização do trabalho, o arrocho salarial e a retirada de direitos trabalhistas e previdenciários. Também são prioritários a luta por correção da tabela do imposto de renda, menos juros, valorização do serviço e dos servidores públicos, aposentadoria digna, salário Igual para trabalho igual, reindustrialização e reforma agrária. Igualmente importante é a luta contra as forças dos retrocessos civilizatórios e as guerras que avançam no mundo. A defesa da paz, da democracia e da soberania das nações deve estar no topo da agenda dos trabalhadores e das trabalhadoras. Em todo o mundo, os trabalhadores e trabalhadoras denunciam o genocídio promovido por Israel na Faixa de Gaza e clamam pelo ‘cessa fogo já’ na Palestina.

 

Os Auditores e Auditoras Fiscais Tributários neste dia também lutam pela valorização da carreira, carreira essa que é importante para o desenvolvimento econômico e social do Estado de Sergipe.

 

Assim, o SINDIFISCO/SE saúda o 1º de Maio para também contribuir com a tradição secular da classe trabalhadora, inclusive de abrangência mundial (com exceção dos Estados Unidos) de comemorar o Dia Internacional do Trabalhador, que tem como eixo a defesa dos trabalhadores e das trabalhadoras e por uma sociedade mais justa.

 

Viva o Dia do Trabalhador