Comunicação-Notícias

Sindifisco, 17/03/2025

SINDIFISCO/SE celebra os 170 Anos de Aracaju

[[JPG-7394-9683]
 

Saudar esta data histórica é um convite para fortalecer nosso senso de pertencimento e relembrar a rica trajetória de Aracaju

 

Hoje, 17 de março, feriado municipal, o SINDIFISCO/SE, em nome da categoria, felicita todas as aracajuanas e aracajuanos pelos 170 anos de nossa querida capital.

 

Aracaju, cujo nome em tupi "Arákaîu" significa "cajueiro das araras", guarda histórias fascinantes desde sua fundação no Brasil Império. Prédios, praças, ruas e bairros carregam significados que narram o início do desenvolvimento da cidade.

 

Fundada em 17 de março de 1855, Aracaju foi a segunda capital planejada do Brasil, seguindo o exemplo de Teresina (1852). Suas ruas, projetadas em um traçado geométrico que lembra um tabuleiro de xadrez, convergem para o rio Sergipe.

 

As terras onde hoje se ergue Aracaju originaram-se de sesmarias doadas a Pero Gonçalves por volta de 1602. Em 1699, surge o povoado de Santo Antônio de Aracaju, às margens do rio Sergipe. Em 1757, o povoado, ainda pequeno, integrava a freguesia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Tomar do Cotinguiba.

 

Em 2 de março de 1855, a Assembleia Legislativa Provincial, reunida na Praia de Atalaia, decidiu transferir a capital de São Cristóvão para a futura cidade portuária. A decisão, liderada pelo presidente da província Inácio Joaquim Barbosa, surpreendeu a todos.

 

A Avenida Ivo do Prado, outrora Rua da Aurora, serviu de base para o traçado urbano em forma de tabuleiro de xadrez, com a Praça Olímpio Campos como centro. A presença de cajueiros e araras na Rua da Aurora inspirou o nome Aracaju.

 

De lá pra cá, Aracaju é uma cidade que encanta por sua gente acolhedora e batalhadora, além de suas belas praias e rica cultura

 

 

A Diretoria do SINDIFISCO/SE

 

aRACAJU170-02.jpg