Comunicação-Notícias

Sindifisco, 27/03/2025

Hoje, às 16h, Cassind e SINDIFISCO/SE abrem o Programa Novo Ciclo

inc_thumb3 (1).png
 

Convite aberto a auditores fiscais sindicalizados e beneficiários titulares da CASSIND, aposentados e aptos à aposentadoria

 

Hoje, dia 27 de março, às 16h, a Caixa de Assistência (Cassind) e o Sindicato do Fisco de Sergipe (SINDIFISCO/SE), abrem oficialmente o "Programa Novo Ciclo: Preparação para a Aposentadoria". A atividade será no Espaço MultiEventos do SINDIFISCO/SE. O evento será encerrado com um coffee break, acompanhado de música ao vivo.

 

Com o lema "Nossa vida é feita de ciclos e em cada um deles há mudanças, adaptações, recomeços e incertezas. É importante entendê-los com qualidade, do início ao fim", o projeto tem como público-alvo auditores fiscais sindicalizados e beneficiários titulares da Cassind que estejam aposentados e aptos à aposentadoria.

 

O presidente do SINDIFISCO, José Antônio fará uma palestra sobre 'As perdas econômicas na aposentadoria'.

 

A atividade contará ainda com a participação de profissionais da Caixa de Assistência: psicóloga Caroline Machado Melo, a médica Cristiane Silvino e a enfermeira do setor Prospec, Leiziane Maceno. “A concretização desse programa será de suma importância para o bem-estar biopsicossocial dos participantes, uma vez que promoverá o desenvolvimento de habilidades e estratégias assertivas para melhor enfrentar e viver a aposentadoria com qualidade e saúde”, afirma a psicóloga Caroline.

 

O presidente da Cassind, Balbino Neto afirma que com esse projeto, o Plano de Saúde quer ajudar aos beneficiários a refletirem sobre as mudanças que se anunciam pós-aposentadoria. “A preparação para a aposentadoria é algo imprescindível. É preciso refletir sobre o futuro, repensar em novas opções de vida e construir um projeto de vida em uma nova fase”, defendeu Balbino.

 

 

Depoimentos

Entre os primeiros auditores fiscais a defenderem a Preparação para a Aposentadoria estão José Dantas (diretor dos Aposentados do SINDIFISCO) e Manoel Campos (lotado na Superintendência de Tributação/ Sutri-Gerot da Sefaz/SE). A Comunicação do SINDIFISCO entrevistou a dupla. Confira os depoimentos:

 

"Por que demorei tanto?"

Aos 77 anos e com 23 anos de aposentadoria, José Dantas orgulha-se de ser um dos fundadores do Plano de Saúde e demonstra entusiasmo com a aposentadoria. "A vida é assim, temos de começar um novo ciclo. Esquecer o passado e recomeçar do zero. Temos de dar um novo destino à nossa vida. Temos de cooperar para que esse novo ciclo dê certo. Estou satisfeito com a minha vida e não sei por que demorei tanto para me aposentar", afirma.

 

"Para saborear a vida"

A iminência da aposentadoria deixou Manoel Campos, com 42 anos de serviço público, angustiado. Inseguro sobre o momento ideal para se aposentar, buscou ajuda. Após sessões de terapia com a psicóloga da Cassind, Caroline Machado Melo, decidiu "saborear a vida" e tornou-se um dos idealizadores desse Projeto de Preparação para a Aposentadoria.

"Não vou mais vender a minha força de trabalho, serei dono do meu tempo. Vou me aposentar. Cumpri a minha missão de servir à sociedade, primeiro como administrativo e depois como auditor fiscal tributário. A terapia foi fundamental para essa decisão, pois me permitiu refletir sobre como o trabalho se tornou um hábito na minha vida, um hábito de mais de 40 anos. Agora estou determinado a transformá-lo em outros projetos pessoais, como ter mais liberdade para visitar amigos, viajar com mais intensidade, ser um pai mais presente, intensificar minhas leituras e assistir a mais filmes. Não vou ficar em casa desolado. Vou continuar me movimentando, fazendo exercícios físicos e garantindo uma velhice saudável. A vida é incerta. Com a minha idade, sei que viverei menos do que já vivi. Mas viverei com mais experiência e sabedoria, com independência e autonomia, até quando o universo permitir. Essa é a minha decisão. Mas, cabe a cada um definir o melhor momento para se aposentar, pois é um projeto e opção pessoal, que envolve muitos fatores, como a análise de aspectos financeiros", declara Manoel.

 

Por Déa Jacobina Ascom do SINDIFISCO/SE

 

Dantas.jpg

 

manuelCampos01.png